Se você é um profissional de marketing, sabe o quanto é importante se atualizar no universo digital, principalmente neste cenário que apresenta mudanças frequentemente. A novidade da vez é o Topic Clusters, expressão que promete ser o futuro do SEO. São estratégias que contribuem para uma melhor organização de conteúdo, e tem o objetivo de contribuir para obtenção de melhores posições nos buscadores.

Essa é uma novidade no meio de tantas outras que surgem constantemente no mercado digital que, por sinal, anda bastante competitivo. Novas ideias surgem a todo momento por meio de pessoas que identificam necessidades e desejam otimizar as formas de trabalho e, consequentemente, obter resultados mais facilmente.

Mas como o assunto aqui é a novidade do momento, vamos falar sobre o Topic Clusters. Você sabe o que é e qual a função dessa nova estratégia dentro do marketing de conteúdo?

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Fonte: FirmBee / Pixabay

O que são e qual o objetivo dos Topic Clusters

Antes de tudo, é interessante que você saiba o significado de cada palavra dessa expressão. “Topic” significa “Tópico” e “Cluster” quer dizer “Grupo”. Logo, “Topic Clusters” representam grupos de tópicos, que também pode ser entendido como grupos de conteúdo. São vários conteúdos organizados em grupos, que se subdividem em outros grupos em torno de um tópico principal.

Como sabemos, a forma como as pessoas buscam informações na internet está mudando. Há alguns anos, o Google “exigia” que as buscas fossem feitas de forma mais específica, para que os resultados também fossem fornecidos de maneira específica, embora houvesse, inevitavelmente, variações dependendo das palavras digitadas.

Hoje as coisas estão diferentes. Não só os buscadores nos fornecem informações mais orientadas, como nós mesmos mudamos a forma como nos relacionamos com a internet. De modo geral, conseguimos ser mais humanos na hora em que nos relacionamos com computadores, celulares e afins.

Esse contexto é para explicar como funcionam os Topic Clusters. Como essas relações estão mudando muito, o fato é que não dá mais para ficar preso à uma palavra-chave. Elas são essenciais sim, não dá para negar, mas não podem ser fator determinante na hora de escrever um conteúdo. Focando apenas na palavra-chave, é provável que você não consiga um bom rankeamento, como acontecia antes.

A estratégia das palavras-chave agora precisam funcionar junto com um contexto. Nele, você vai usar temas relacionados ao assunto e vai usar uma linkagem interna consistente. É dessa forma que o buscador vai entender que o seu conteúdo é bom para os público, e é aí onde entra a proposta dos Topic Clusters, ou seja, uma melhor estruturação de conteúdos de forma conectada. Sabe como funciona?

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Fonte: Geralt / Pixabay

Como funcionam os Topic Clusters

Agora que você sabe que os Topic Clusters são estruturas organizadas de conteúdos, cujo objetivo é favorecer quem deseja ter melhores posições nos buscadores, é importante entender como, de fato, essa estratégia funciona.

A estratégia gira em torno de 3 elementos, considerados os principais.

Post Pilar

É o centro do grupo de conteúdos e responsável por ser estrutura fundamental de sustentação. A ideia é que ele seja um assunto abrangente e que possa abordar diversos outros assuntos dentro dele.

A dica é pensar em um assunto que tenha relevância na sua estratégia de ranqueamento, ou seja, aqueles que, de forma geral, conseguem abordar os seus objetivos de negócio.

Clusters

Diferentemente do pilar, os clusters precisam ser um pouco mais específicos. É recomendado que sejam buscados de 10 a 30 clusters para cada pilar definido anteriormente. Ao escrever sobre cada um deles, o ideal é explorar o máximo de detalhes do cluster específico, ao contrário do pilar, que vai tratar um pouco sobre cada item que nele está agregado.

Lembre-se que tudo precisa estar interconectado, afinal, essa é a proposta dessa nova estratégia Topic Clusters.

Links internos

Definindo o pilar e os clusters, a dica é trabalhar na linkagem interna. Assim como os backlinks, onde a busca se volta a inserção de links em outros sites, os links dentro do próprio conteúdo também são muito importantes.

Essa atividade mostra ao buscador que o conteúdo está bem estruturado para receber visitantes. Lembrando que esses links precisam ser planejados. Nessa estrutura, recomenda-se que o pilar faça link para os clusters e vice-versa. A ideia aqui é criar uma teia de conteúdo (grupos organizados), em torno de um conteúdo principal, e tudo isso de forma interconectada por meio dos links.

É assim que funcionam os Topic Clusters, a nova estratégia de marketing de conteúdo.

E você, o que tem feito pela sua estratégia de conteúdo?

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