Não são raras as vezes que aparece uma mensagem na tela do smartphone sinalizando que o aparelho está com o armazenamento cheio. Afinal, ele armazena fotos, arquivos, aplicativos, agenda, vídeos e muitos outros dados. Visando resolver esse problema de muitos usuários, o Google lançou um aplicativo que já está dando bons resultados.

O app se chama FilesGo e está sendo testado em países considerados emergentes, e tem conseguido esvaziar os arquivos dos celulares em até 1GB. Isso se mostra bastante útil, já que a memória dos aparelhos tem em média 4GB ou 8GB, o que não é muito. A novidade está disponível apenas para o sistema operacional Android, podendo ser baixado através da Playstore.

google app gerenciamento dados

Funcionalidade do aplicativo

O FilesGo é o segundo aplicativo do núcleo do Google, que tem se especializado em realizar estudos para entender como a internet pode ser otimizada em países ainda em desenvolvimento. O primeiro app, o Datally, foi lançado ainda em novembro, e promete ajudar usuários a monitorar os gastos com planos de internet.

Fabian Schlup, engenheiro do Google responsável pelo FilesGo, revelou que é bastante inconveniente receber mensagens diárias sobre o armazenamento de dados no celular. O aparelho ainda pode ficar mais lento, além de correr o risco de perder arquivos e outros aplicativos importantes.

google app gerenciamento dados 01

Como funciona o FilesGo

A programação do FilesGo é capaz de segmentar os arquivos salvos no smartphone e dividi-los em pastas. Isso pode ser bastante útil para usuários que já transferiram uma foto, vídeo ou um documento mais pesado para outra plataforma mas acabaram esquecendo de apagar do armazenamento do celular.

Outra função bastante relevante é a de “liberar espaço”, onde arquivos duplicados são localizados e excluídos automaticamente. Essas simples ações já liberam em média 1GB, revelam os mais de 1 milhão de usuários que fizeram o download durante a fase de testes do aplicativo.

E aí, amigo, você já testou o app?

Posts Relacionados