Há aproximadamente cinco anos, pouco se falava sobre o branded content, área do marketing que une a publicidade à produção de conteúdo. Mas a popularização da estratégia fez ela chamar a atenção das empresas no Brasil, e cases de sucesso começam a influenciar pequenas marcas a utilizarem a mesma tática.

Empresas como a Red Bull, Lego e Dove apostaram no branded content, e aos poucos vão colhendo ótimos resultados. A perspectiva é que em 2018 mais marcas utilizem a mesma estratégia, fato que foi discutido no Branded Content Talks, evento organizado pelo Grupo Abril que ocorreu no fim de novembro na cidade de São Paulo.

branded content tendencia empresas 2018

A tendência do branded content

Para Walter Longo, que presidiu o Grupo Abril até novembro, 2018 será o ano da consolidação do branded content. Além disso, várias pesquisas e estudos comprovam que essa estratégia é extretamente relevante para as empresas. O Business Insider, site de notícias americano, desenvolveu um estudo sobre a influência do branded content.

Segundo a pesquisa, o faturamento através do branded content no país vai passar do US$ 8 bilhões obtidos em 2015 para US$ 21 bilhões já em 2018, um aumento de quase 200%. Outro levantamento feito em 39 países com 140 executivos de editoras de revista, mostrou que 33% do investimento de publicidade será focado em branded content.

branded content tendencia empresas 2018 01

A consolidação do branded content

Segundo Walter Longo, em 2016 as empresas se atentaram para a existência do branded content, e 2018 será o ano da consolidação da estratégia. Para ele, a palavra-chave de todo o processo é “engajamento”, pois sem um envolvimento ativo do público-alvo, de nada vale todo o investimento.

A Red Bull, por exemplo, é conhecida por produzir eventos, shows e campeonatos. A Lego já fez filmes e se associou a diversos outros segmentos de atuação para atingir um público maior. Já no Brasil, a Nívea é conhecida por produzir um circuito de shows em várias cidades, com artistas renomados, criando boas experiências que fixam a marca na mente das pessoas.

E aí, amigo, você está investindo em branded content?

Posts Relacionados