Há aproximadamente cinco anos, pouco se falava sobre o branded content, área do marketing que une a publicidade à produção de conteúdo. Mas a popularização da estratégia fez ela chamar a atenção das empresas no Brasil, e cases de sucesso começam a influenciar pequenas marcas a utilizarem a mesma tática.

Empresas como a Red Bull, Lego e Dove apostaram no branded content, e aos poucos vão colhendo ótimos resultados. A perspectiva é que em 2018 mais marcas utilizem a mesma estratégia, fato que foi discutido no Branded Content Talks, evento organizado pelo Grupo Abril que ocorreu no fim de novembro na cidade de São Paulo.

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A tendência do branded content

Para Walter Longo, que presidiu o Grupo Abril até novembro, 2018 será o ano da consolidação do branded content. Além disso, várias pesquisas e estudos comprovam que essa estratégia é extretamente relevante para as empresas. O Business Insider, site de notícias americano, desenvolveu um estudo sobre a influência do branded content.

Segundo a pesquisa, o faturamento através do branded content no país vai passar do US$ 8 bilhões obtidos em 2015 para US$ 21 bilhões já em 2018, um aumento de quase 200%. Outro levantamento feito em 39 países com 140 executivos de editoras de revista, mostrou que 33% do investimento de publicidade será focado em branded content.

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A consolidação do branded content

Segundo Walter Longo, em 2016 as empresas se atentaram para a existência do branded content, e 2018 será o ano da consolidação da estratégia. Para ele, a palavra-chave de todo o processo é “engajamento”, pois sem um envolvimento ativo do público-alvo, de nada vale todo o investimento.

A Red Bull, por exemplo, é conhecida por produzir eventos, shows e campeonatos. A Lego já fez filmes e se associou a diversos outros segmentos de atuação para atingir um público maior. Já no Brasil, a Nívea é conhecida por produzir um circuito de shows em várias cidades, com artistas renomados, criando boas experiências que fixam a marca na mente das pessoas.

E aí, amigo, você está investindo em branded content?