O ano de 2017 foi um período de recuperação econômica para boa parte das empresas brasileiras. Seguindo a expectativa de uma evolução de mercado, é esperado que os próximos meses também sejam bastante positivos para os negócios, principalmente para as organizações que operam através da internet.

Especialistas acreditam que o e-commerce B2B (Business to Business) deve apresentar crescimento no Brasil em 2018, pois o país tende a seguir a prática de evolução do mercado americano. Uma pesquisa recente revelou que para esse ano é esperada uma expansão de 11% para o comércio eletrônico B2B nos Estados Unidos.

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Resultado da pesquisa

De acordo com o levantamento da consultoria Forrester Research, o faturamento em 2018 do e-commerce B2B americano deve ser de US$ 900 trilhões, aproximadamente US$ 80 trilhões a mais que o arrecadado no ano passado. Para Giovana Vieira, diretora da Evolue Consulting, os negócios brasileiros devem acompanhar essa tendência.

Para ela, pelo fato do mercado estadunidense ser uma referência mundial, é esperado que os outros países sintam o reflexo do que ocorre lá. Embora o comércio B2B brasileiro não seja tão maduro e consolidado como o de outras nações, é nítido o crescimento recorrente nos últimos anos. Para o Brasil, é esperado que o setor tenha um aumento de 7% na receita se comparado ao ano de 2017.

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Influência do comércio eletrônico no B2B

Segundo Giovana Vieira, outro fator que deve ser analisado é a influência do comércio eletrônico no mercado B2B brasileiro. De acordo com um estudo realizado em parceria entre o Ebit e o IBGE, em 2016 o comércio eletrônico representou apenas 3,6% do faturamento do B2B nacional.

Já em 2017 esse valor subiu 1,1%, indicando uma boa perspectiva para o segmento. Para 2018, especialistas esperam que o crescimento seja de aproximadamente 0,8%. Essa tendência deve ser observada pelas organizações comerciais, pois indica que até mesmo as empresas dão preferência à praticidade do comércio eletrônico.

E aí, amigo, sua empresa está atenta às possibilidades do mercado B2B?

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