Já se foi o tempo em que a tecnologia era exclusividade das gerações mais atuais. Uma pesquisa da Mobile Marketing Association desenvolvida pela Kantar Millward Brown e a Netquest fez um mapeamento da forma como o brasileiro consome através do mobile. O estudo foi feito através de um questionário online, e contou com a participação de 804 pessoas.

Em uma visão mais ampla, a pesquisa revelou que a jornada de compra era mais efetiva ao passo que a idade do usuário aumentava. Dessa forma, a geração X (aqueles que nasceram entre as décadas de 60 e 80) foram os que se mostraram mais propensos a comprarem algo após verem algum anúncio.

geração x forca mobile

Geração X e o consumo mobile

Dos participantes da pesquisa, a maioria das pessoas que possuem tablet, smartphone ou notebook pertence à geração X e Boomers (aqueles que nasceram entre 1946 e 1964). Das pessoas entre 14 e 55 anos que têm tablet ou smartphone, 50% está na região sudeste do Brasil e 48% pertence à classe B.

Até mesmo o sistema operacional foi levado em consideração. E nesse caso, o Android sai na frente do iOS e do Windows. O estudo também mostrou que em comparada a outros meios de comunicação de massa, como televisão, rádio e jornal, a internet se mostrou o mais indispensável entre os entrevistados. Além de utilizar a internet para conversar e acessar redes sociais, comprar também está entre as atividades preferidas, fato que ocorre pelo menos uma vez na semana.

geração x forca mobile 01

Aumento no uso de dispositivos móveis

Nos últimos anos, o uso dos dispositivos móveis vem crescendo em todas as gerações. Nessa última pesquisa foi analisado que o tempo médio diário gasto no mobile aumentou em 20 minutos, passando a ser de 3 horas e 34 minutos. Dos que responderam ao questionário, 95% revelaram que preferem utilizar o aparelho em casa, enquanto que 60% disse usar no ambiente de trabalho.

Segundo Fabiano Lobo, diretor do MMA no Brasil, “o mobile é a extensão do corpo de uma pessoa, está com ela durante o tempo todo”. Ele ainda diz que mesmo que as marcas queiram conquistar as gerações mais novas, são as pessoas de mais idade que possuem maiores condições financeiras para efetuar as compras devido ao estilo de vida que se encontram.

E aí, amigo, sua empresa está focada na geração X?