Pensando em criar um blog?

 

Esta ideia está passando pela sua cabeça, mas você não tem muita certeza do motivo pelo qual você deve criar um blog? Você pode acabar com esse problema clicando aqui agora!

 

Agora se a sua intenção é saber como criar um blog, saiba diretamente a partir da editora chefe de um dos principais blogs de Marketing Digital e Empreendedorismo do Brasil de forma simples e atual clicando aqui agora!

 

Eu espero que, a essa altura, você já tenha ido nos links acima. Mas, em todo o caso, se você veio aqui para saber o que a Karol Pinheiro tem a dizer para quem quer ser blogueira (ou blogueiro), pode ir descendo na leitura. Mas primeiro (#OMaskaraFeelings) vamos responder para quem não sabe: quem é ela, afinal?

 

 

Karol Pinheiro

Em poucas palavras, Karol Pinheiro (também conhecida como a Emma Stone brasileira – rs) é Jornalista e trabalhou como editora de Comportamento da Capricho por sete anos.

 

Baseada em muitos e-mails e posts que recebia de meninos e meninas, que sonhavam em ter um blog, ela decidiu fazer uma série em seu canal no YouTube sobre o tema com a participação de blogueiras consagradas e de referência em sua área de atuação.

 

Nesse artigo, eu vou abordar com as minhas próprias palavras as dicas da mesma em seu primeiro episódio da série de vídeos Quero Ser Blogueira, em seu canal no YouTube. Para ver o vídeo original, basta clicar no player logo abaixo:

 

 

DICA 1 – Decidir Criar Um Blog

 
Você deve se questionar se você realmente se vê como uma blogueira (ou blogueiro).

 

Se você é uma pessoa muito comunicativa, do tipo que adora se expressar e dar a sua opinião sobre tudo, seja falando ou escrevendo, parabéns: você já andou 80% do caminho!

 

Caso você seja do tipo de pessoa mais quieta ou tímida, essa é uma excelente maneira de você se expressar porque você pode pensar bem no que está dizendo, antes mesmo de publicar. Assim como conversar com alguém pelo WhatsApp ou Facebook.

 

O último tipo pode não se sentir muito confortável em fazer vídeos para o YouTube, pois isso acarreta em ter uma boa performance na frente das câmeras e se ver exposta nas redes sociais.

 

Em todo o caso, ambos os perfis podem se dar muito bem escrevendo em seu blog, desde que tenha um desejo muito forte de compartilhar as suas opiniões e os seus pensamentos com o resto do mundo.

 

DICA 2 – Conciliar Diversão com Obrigação

 
Como o retorno fincanceiro não é algo imediato, é bom aproveitar o seu blog para se divertir com ele. É uma maneira de se motivar enquanto o dinheiro não entra. Contudo, se você não vê isso como uma obrigação, você corre um sério risco de não se empenhar o suficiente.

 

Como você se sentiria se, ao acessar frequentemente um blog de alguém do seu interesse, percebesse que o autor, dificilmente, posta alguma coisa nele?

 

Você tem que se dedicar.

 

Não precisa fazer vários posts por dia, mas você precisa ter uma frequência mínima como cerca de 3 posts por semana, para começar.

 

DICA 3 – Pautas e temas

 
De nada vai adiantar você perceber que algo relacionado à sua área está bombando e você não fazer nada a respeito.

 

Não!

 

Quem quer ter um blog tem que descobrir pautas ao longo da própria vida.

 

Por isso você deve estar sempre prestando atenção a tudo o que acontece ao seu redor.

 

DICA 4 – Domínio

 

Karolpinheiro.com.br é o meu domínio. Você também tem que ter algumacoisa.com.br, o que quer que seja… Basta ir no registro.br e, com 30 reais por ano, você tem o seu domínio no ar.

Você tem que arcar com essa despesa, porém, 30 reais por ano nem chega a ser um investimento tão alto…

Caso não queira ter um domínio pago você pode ter um Blogspot, ou milhares de alguma coisa que você pode conseguir de graça. É só pesquisar que existem muitas opções. Mas para ter algo profissional, de fato, ter seu próprio domínio (pago) é muito importante.

 

DICA 5 – Layout

 

Você pode chamar um amigo, que seria uma opção mais barata. Desde que ele esteja disposto a fazer algo em troca da sua divulgação ou coisa do tipo. Ou você pode pagar a um profissional para fazê-lo e personalizá-lo da maneira que você quiser.

 

A má notícia é que isso não custa menos de 1000 Reais…

 

Eu sei que é muito dinheiro, mas é algo profissional e que vai permanecer com você por muito tempo. Tem seu mérito.

 

Você pode até escolher um layout já pronto, mas nada substitui ter um só para você, se quer algo mais profissional.

 

DICA 6 – Plataforma

 

Você tem que decidir onde que o seu blog será publicado.

 

Se for no wordpress, por exemplo, você pode pegar um modelo já pronto. Mas, para algo mais profissional, você terá que contratar um programador, que é alguém que basicamente mexe com um monte de códigos malucos (para mim, pelo menos) e que faze com que o seu site funcione.

 

Ele que faz os elementos do seu site e faz com que eles sejam clicáveis.

 

Sobre valor, é a mesma coisa do layout. Você pode pegar alguém que esteja começando, o que sai mais barato, mas quanto mais profissional for a programação do seu site, mais alto será o investimento.

 

 

BÔNUS

 

Agora que você já tem tudo o que precisa, feche tudo que está aberto em seu computador e comece imediatamente!

Tanto se você já fez tudo isso, como se ainda dará os primeiros passos, veja os outros episódios dessa série Quero Ser Blogueira na playlist abaixo. Aproveite também para pegar as melhores dicas de pessoas que realmente sabem o que estão falando:

 

 

 

Digaí nos comentários se você segue algum blogueiro ou blogueira, e quem é esse (a)!

 

Por que você o (a) segue?

 

É nos comentários também que você pode deixar suas perguntas ou sugestões, pois teremos o maior prazer em dar continuidade a essa conversa.

 

E como sempre:

 

Muito sucesso para você!

Posts Relacionados