Olá! Criar um blog, eis a questão 🙂

 
 
Enquanto muitas pessoas já vivem exclusivamente da receita de blogs, outras falam que o blog morreu para o Twitter, YouTube.
 
 

Existe uma brincadeira que nós blogueiros somos zumbies, a resistência. Apesar das muitas pessoas falando o contrário, estamos aqui, vivos na luta do dia-a-dia. Como na famosa saga “Stars Wars”: faça parte da resistência.
 
Não quero desanimá-lo, mas se está pensando ganhar dinheiro com blog, você terá muito trabalho, terá que dedicar tempo para seus posts, analisar que seus concorrentes estão fazendo, acompanhar o mercado e outras tarefas diárias.
 
Concorrentes? Isso mesmo! Não pense que você estará sozinho buscando uma fatia da audiência da internet. Quando se tem parceiros no lugar de concorrentes é mais fácil de trabalhar. Algumas vezes você poderá destacar-se dos seus parceiros-concorrentes, outras vezes você com certeza não terá ganho a batalha. Mas não se preocupe, aprenda com quem está ao seu lado, veja como eles estão fazendo e melhore.

 
 
“Parceiros-concorrentes são melhores que rivais”

 

 

Vantagens de um Blog

 
Quais as vantagens de se ter um blog?
 
 

#1 É Seu

 
 

 
 
A grande vantagem de você fazer um blog é que o endereço é seu.  Você tem o domínio da plataforma. Já pensou ter toda sua audiência no YouTube e de repente sua conta ser encerrada por algum motivo? E o Facebook então? As regras do Face mudam toda hora e nunca se sabe realmente quais os motivos de bloqueio da sua conta.

 

 

#2 Autoridade

 

 

Você ao fazer seu blog está construindo sua autoridade, mas cuidado, siga algumas regras básicas para você não perder sua autoridade logo de início:
 
 

      • Ser transparente: Assuma o que você fez ou deixou de fazer;
      • Seja você mesmo: Não tente mostrar para as outras pessoas um lado seu que não existe. Você não conseguirá sustentar isso por muito tempo;
      • Invista aonde você é bom: Se você não domina o assunto sobre “Venda de Carros Usados”, por exemplo, não adianta querer forcar nesse nicho de mercado. Trabalhe com o assunto que você conheça ou um caminho pouco mais demorado estude muito um tema e somente depois do seu aprendizado comece seu blog;
      • Tenha confiança em você mesmo e o que você faz: se você não acredita em seu trabalho quem vai acreditar?
      • Seja otimista: Aqui vai um pouco de matemática: trabalho + esforço = resultados

 

 

#3 O Sucesso é você

 

 

Ok! Criei coragem e Decidi! Por que realmente fazer um blog? Essa é uma pergunta que tem várias respostas. Você pode ter um blog por realmente gostar de escrever e ajudar as outras pessoas ou para monetização. Por que então não juntar as duas coisas?

 

O sucesso de um blog depende de vários fatores, porém, um dos que tem maior peso é você. Tenha com você o seguinte:
 
 

  • Força de vontade de trabalhar e aceitar críticas dos outros;
  • Assuma suas próprias escolhas, decisões;
  • Seja um “zumbie”. Esse é o melhor para mim ;
  • Trate bem seus leitores, responda, devolva a atenção deles;
  • Esteja pronto para a batalha.

 

 

#4 Ganhar Dinheiro

 

 

Como posso monetizar meu blog? Quero ganhar dinheiro!
Não se iluda que ao fazer um blog muito bonito, dentro das regras de SEO, agradável aos seus leitores, tudo “certim” que no dia seguinte estará faturando. Salvo alguns casos raros, isso não irá acontecer.
Segue algumas dicas para você monetizar seu blog:
 
 

  •  “Um bom conteúdo sempre faz a diferença”: Publique conteúdos que agreguem valor ao seu público;
  • Coloque espaços para anúncios: Uma boa opção para quem está começando é o Adsense da Google. Mas antes de iniciar seus anúncios, leia bem as regras para você não ser penalizado e perder o direito de vincular anúncios do Adsense;
  • Venda produtos para seu nicho;
  • Contribuições de fãs e usuários? Sim. Diretamente não te trará retorno financeiro, mas eles te ajudarão a ter conteúdo e alavancar seu tráfego.

 
 
“Você não muda seu passado mas pode mudar seu futuro”

 

 

Um “plus” para você que vai criar um blog

 

 

Não se preocupe se seu blog está tendo bom acessos mas baixo número de comentários. Dependo do seu nicho, os comentários, interações, engajamento estão nas Redes Sociais.
Tenha em mãos um Mídia Kit pronto, pois você pode ter uma boa surpresa de alguém estar querendo anunciar em seu blog. E ai? Como ou quanto você vai cobrar?

 

 

Mas o que é “Mídia Kit”?

 

 

“O Mídia Kit é um arquivo disponibilizado pelos sites e blogs apresentando todas as suas características de acesso, público e demais dados relevantes para um possível anunciante. Seu objetivo é auxiliar os interessados a encontrar todas as informações necessárias para anunciar no seu veículo, facilitando a sua experiência.”

FONTE: http://naomemandeflores.com/

 

Não pode faltar no seu “Mída kit”.

 

  •  Seja claro em relação a valores, tamanho e localização dos banners;
  • Mostre o que tem para oferecer;
  •  Explique bem que você faz;
  • Qual seu diferencial dos seus concorrentes?
  • Qual sua audiência?
  • Seu alcance?

 

Seja profissional, não venda o que você não irá entregar.

 

E agora? Perca seus medos e crie seu blog. Me conte suas dificuldades. 🙂