Simpósio premia projetos para ferramentas digitais educativas

Para estimular a criação e divulgação de sites, aplicativos ou softwares voltados para fins educativos, foi lançado a edição 2015 do Prêmio Hipertexto. As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho . A iniciativa é promovida pelo 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias da Universidade Federal de Pernambuco. Ideias de todo o país podem participar.

 

Como participar?

 

O Prêmio Hipertexto busca destacar as boas iniciativas do uso de tecnologias para a aprendizagem. Trata-se de um estímulo ao constante desenvolvimento de novas tecnologias educativas. A iniciativa é dividida em duas categorias: Aplicativo Educacional e Arte Digital Educativa. Nelas, podem concorrer projetos nas áreas literária, plástica, musical, fotográfica e cinematográfica, todos mediados por dispositivos como desktops, laptops, tablets ou smartphones.

 

Quais serão os critérios de seleção?

 

Os projetos inscritos no prêmio serão avaliados de acordo com a relação com o tema do Simpósio  e  a aplicação da ideia para solução de um problema educacional existente em uma ou mais disciplinas do currículo do ensino fundamental.

 

Haverão ainda elementos específicos para a escolha dos premiados em cada categoria. Os projetos de aplicativos educacionais serão julgados nos quesitos de usabilidade (interface amigável, clara e interativa), abrangência e flexibilidade do app, uso correto do português e conteúdo rico em referências, além da viabilidade técnica.

 

Na categoria arte digital educativa, os critérios serão criatividade e estética, abrangência, relacão do projeto com temas que despertem a reflexão pedagógica, uso da língua portuguesa e coerência na interação entre as formas artísticas (visual, gráfica ou sonora), e navegabilidade.

 

Quais serão os prêmios?

 

Haverá prêmios em dinheiro para os três primeiros colocados que ganharão também hospedagem no Recife durante o período de realização do 6º Simpósio Hipertexto, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Os 10 trabalhos mais bem avaliados farão parte da exposição Espaço Artes Digitais e Tecnologias Educacionais montada durante o evento. Os projetos selecionados terão seu potencial de mercado avaliado pelos congressistas e parceiros convidados. Além disso, seus representantes terão o direito de participar livremente de todas as atividades do evento.

 

Os vencedores serão anunciados no dia 30 de outubro.

Posts Relacionados

  • Ferramenta do Facebook ajuda a escolher presentes de Natal

    Com o início do mês de dezembro, e as festas de fim de ano já batendo à porta, muitas pessoas já estão em busca de ideias de presentes de Natal para seus amigos e familiares. E sabemos que, em muitos casos, não é uma escolha fácil, afinal, todo ano é a “mesma coisa”. Pensando em ajudar as pessoas que não sabem o que comprar para presentear, o Facebook reinventou uma ferramenta já existente, que permite o compartilhamento de lista de ideias para que outras pessoas saibam o que seus amigos desejam ganhar neste período. Continue a leitura para entender mais!

  • Aplicativo da Renner inova com inteligência artificial

    Um das maiores redes de varejo do Brasil, a Renner, acaba de lançar uma ferramenta de busca por imagem que está disponível em seu aplicativo de comércio eletrônico. Podendo ser encontrado na App Store e Play Store. A empresa é a primeira varejista a investir nesse tipo de inteligência artificial no país e aposta no desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas exclusivamente para os clientes.

  • Tryvertising: uma loja onde todos os produtos são oferecidos de graça

    É basicamente um clube de amostra grátis. O consumidor se cadastra para testar gratuitamente produtos disponíveis no mercado. Para o consumidor, uma oportunidade de conhecer novos produtos a um gasto zero. Para o Marketing, uma nova maneira de testar seus produtos e saber se eles serão mesmo um sucesso.

  • Facebook pagará bônus a funcionários

    O Facebook cresceu muito e hoje é um gigante quase incontrolável. Mas como nem só de coisas boas as grandes empresas são compostas, diversos escândalos fazem parte dessa evolução. E uma das bases desses problemas pode ter sido após lançarem a estratégia de, em poucas palavras, crescer de qualquer forma, porém, isso agora está sendo visto com outros olhos.

  • Infoprodutos no olhar de Pedro Quintanilha

    Neste vídeo, você vai entender um pouco mais sobre infoprodutos e negócios digitais com o empreendedor digital Pedro Quintanilha, nome a frente do projeto Mentalidade Empreendedora.    

  • E-commerces brasileiros não sabem fazer descrição dos produtos

    Uma pesquisa recente indicou que e-commerces brasileiros não sabem fazer descrição dos produtos que estão à venda. O levantamento foi realizado pela Lett, empresa de referência nacional em trade marketing digital. Os dados foram coletados após analisarem as 57 maiores lojas virtuais do Brasil.