KPI´s? Você não está familiarizado com esse termo? Não tem problema!

 

Se você ainda não sabe o é um KPI, neste post mostro como utilizar de forma correta os KPI´s. Ele irá tirar suas dúvidas sobre definição, como criar um KPI, para que servem, entre outras coisas. Vale a pena conferir! 🙂

 

Seu blog está nor ar e encontrou alguma dificuldade em definir quais KPI´s que serão utilizados em seu projeto? Vou te dar alguns exemplos para você mensurar.  Não se preocupe.

 

Os KpI´s abaixo são básicos para você acompanhar os números do seu blog e tê-los como base para definir algumas estratégias que podem serem tomadas para um melhor desempenho.

 

 

#1 – Evolução das suas Visitas

 

 

Essa é a métrica mais geral de todas. Ela mostra como está seu acesso.

 

Pensando na evolução do seu projeto: comparando os números de visitas do período anterior (pode ser mensal, anual, etc..) eles estão crescendo ou diminuindo? E seu desempenho está melhor ou pior?

 

Lembre-se de comparar sempre períodos equivalentes. Não erre ao comparar os dados. Por exemplo: tenha como base Janeiro/2014 versus Janeiro/2015. São períodos iguais.

 

Mas por que comprar períodos iguais? Existem as sazonalidades: Natal, Ano Novo, feriados (geralmente em dias de semana diferentes). Tente comparar dois períodos com menores oscilações possíveis. Essas datas sempre provocam alguma alteração nos números.

 

Ops, estava esquecendo. A evolução do número de vistas é muito utilizada se você vai trabalhar com mídia kit. Apesar de ser uma métrica básica, tenha ela sempre em mãos.

 

 

#2 Artigos que mais recebem visitas

 

 

Com esse KPI algumas decisões podem serem tomadas.

 

Quando você pensa em Artigos com Mais Visitas, o que pode ser extraído para seu projeto? Analise alguns itens importantes:

 

  • Seu conteúdo;
  • Tema;
  • Formato como foi escrito;
  • Título.

 

Todos esses itens anteriores levam a pensar uma coisa: “Você está monitorando a aceitação do seu público”.

 

Se um artigo seu está evoluindo com o passar do tempo, isso indica que a aceitação do seu público está boa. Veja o que você fez e leve isso para seus próximos artigos.

 

Esta métrica pode indicar qual estilo você deve seguir. Pense nela com muito carinho!

 

 

#3 Canais que mais enviam visitas

 

 

Mas o que são canais? Em uma visão bem rasa, são os sites que estão levando tráfego para você.

 

Mas por que devo me preocupar com esses canais?

 

Simples:

Se eles estão levando tráfego para seu blog, algo está sendo dito de você, correto? É uma boa oportunidade de você saber como anda seu posicionamento na internet e ainda descobrir se estão falando bem ou falando mal.

 

E outra coisa: se você está trabalhando com Google Adsense(ou outra ferramenta de publicidade), pode definir um canal que está falando bem de você como uma boa possibilidade de investimento financeiro mais agressivo. Já que estão falando bem de você, por que não colocar um anúncio do seu blog?

 

 

#4 Comentários

 

 

Esse KPI é o básico de qualquer blog. Com a evolução dos números de comentários, você descobre como seu artigo está influenciando seu público.

 

O WordPress facilita muito a utilização dessa métrica. Ele mostra, por artigo, quantos comentários você conseguiu.

 

É uma ótima métrica para verificar o engajamento do seu público.

 

Mas, um erro que vários blogueiros cometem é, após conseguir comentários em seus posts, simplesmente não responde-los. Seu leitor gastou tempo em te escrever, retribua!

 

 

#5 Mensurando Compartilhamento Social

 

Para você acompanhar o compartilhamento dos seus posts indico este plugin abaixo. Ele facilitará muito sua vida. Invista seu tempo nos posts mais engajados e foque sua estratégia neles. Para essa função o plugin trabalha bem! 🙂

 

Com o plugin Social Metrics Tracker instalado no seu blog,você consegue visualizar os 4 KPI´s mencionados.

 

Com esse plugin é mais fácil visualizar:

 

  • Quais post fizeram mais sucesso;
  • Em quais mídias os compartilhamentos estão ocorrendo;
  • Quantidade de compartilhamento por mídias;
  • Etc.

 

Com essa informação, pode compartilhar nas mídias sociais os posts que tiveram um maior engajamento. Veja abaixo o relatório do plugin:

 

 

Social Metrics Tracker

Imagem: https://wordpress.org/plugins/social-metrics-tracker/screenshots/

 

 

#6 Conclusão

 

 

Os KPI´s são muito importantes, como você pôde observar neste post.

 

Trabalhar sem números concretos é como ir para qualquer lugar: qualquer lugar aonde chegar está bom, mas precisa saber se é aonde você quer ir.

 

Reforço algumas coisas para você não esquecer

 

 

Deixe seu comentário abaixo. Terei o maior prazer em te responder!