O Facebook lançou nessa semana uma ferramenta discreta, porém importantíssima, que pode fazer toda a diferença para as marcas: o botão de chamada para ação, ou Call-to-action.  Recentemente eu falei sobre isso aqui no Digaí no post “Tudo sobre call-to-action” e ando achando que o Mark Zuckerberg é nosso leitor porque ele percebeu o que faltava na sua toda-poderosa rede social e agora no Facebook você encontra botões de call-to-action.

 

Extra-Facebook-lanca-botao-para-call-to-action(3)

 

O CTA (sigla para call-to-action ) do Facebook irá gerar maior interação dos usuários tanto em relação a anúncios e a posts orgânicos. Inicialmente, os botões de call-to-action  só podem ser utilizados para compartilhar links, portanto, na hora de escolher o Objetivo da sua publicação ou anúncio, escolha “Cliques para o Site”. As opções de botões disponibilizadas são:

 

  • Shop Now (“Compre Agora”)
  • Learn More (“Saiba Mais”)
  • Sign Up (“Cadastre-se”)
  • Book Now (“Agende Agora”)
  • Download (“Faça o Download”)

 

a boa do call-to-action no facebook

 

A primeira vantagem óbvia: a influência na taxa de cliques (Click-through rates¸ ou CTR). Isso porque os usuários tendem a agir quando são convocados a tomar alguma ação na hora, resultando então, numa maior probabilidade de clicks. Segundo, agora que o trabalho de “convocar” ficou por conta do botão de CTA, é possível elaborar textos mais completos que contenham mensagens mais “persuasivas” a serem associados à imagem do anúncio, já que aquela regrinha chata dos 20% limita a extensão do que se escreve em cada anúncio. Agora com um botão nativo de call-to-action,  é possível “economizar” palavras que seriam usadas para chamar o usuário para uma ação e quem administra uma Fanpage sabe o valor que tem cada palavrinha escrita num Facebook Ad.

 

Pense bem: com vantagens como essas, faz todo sentido incluir um call-to-action  em todo e qualquer compartilhamento de links na sua Fanpage. Qual a sua intenção? Vender produtos? Atrair assinaturas para uma newsletter ou webinar? Gerar tráfego para seu blog? Atrair downloads de um e-book? O call-to-action  do Facebook vai ajudar você a alcançar seu objetivo. E mais: com cinco opções diferentes de botões, vale a pena experimentar tanto os CTAs mais “agressivos”, como “Compre Agora”, quanto os mais “persuasivos”, como o “Saiba Mais”.

 

adicionando um botão de call-to-action no Facebook

 

A primeira coisa a fazer é instalar (e aprender a operar) o Power Editor, uma ferramenta para publicidade usada em conjunto com o Facebook. Ah! Lembrando que ele só funciona no Google Chrome. Pra quem já “manja dos paranauê” em Facebook Ads, certamente não enfrentará problemas para gerir essa ferramenta, contudo, quem é novato pode sentir alguma dificuldade lidando com o Editor. Mas, calma. Se você precisa de um tutorial sobre como funciona o Power Editor, o Facebook dá todas as instruções necessárias. E se você quer ajuda para administrá-lo, basta clicar aqui.

 

Criando um anúncio

 

Quando estiver criando um anúncio, clique em “Criar Novo Post Não Publicado”. Essa primeira parte é exatamente igual ao processo com o qual você já está acostumado. Insira o link que deseja compartilhar e a mensagem atrelada ao link. O Facebook automaticamente gera uma imagem miniatura, o título e a descrição da sua postagem. Logo abaixo do campo “Texto do Post” está a opção Call-to-action, onde aparecerá “Nenhum botão” automaticamente. Clicando nesse menu, as opções de botões aparecem para que uma delas seja escolhida.

 

Aparentemente, ao escolher um botão, o número máximo de caracteres no campo do texto cai. Uma boa saída é editar manualmente a descrição que é gerada automaticamente pelo Facebook para ter mais caracteres livres. E atenção: o CTA aparecerá somente no Feed de Notícias, não na barra lateral do Facebook Ads

 

Criando um post orgânico

 

Na lateral esquerda da tela do Power Editor, selecione a Fanpage para a qual o post será criado. Em seguida, escolha “Gerenciar Páginas” no menu superior do Power Editor e depois “Criar Post”. Isso trará à tela a uma pequena janela chamada “Criar um Post Não Publicado”. A partir daí, os passos são os mesmos que vimos acima sobre como criar um anúncio. Se quiser visualizar o post antes de publicá-lo, selecione a linha relacionada a ele. Quando tudo estiver finalizado e não houverem mais mudanças a serem feitas, clique em “Publicar Post”. Finalmente, clique em “Carregar Alterações” e seu post será lançado no Feed de Notícias com um botão de CTA.

 

 

Você já tinha percebido a presença do CTA no Facebook? Faça um teste e compartilhe com a gente.

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