Que tal um “dislike” para você?
Como você se sentiria com um “dislike” de seu amigo (a) para a sua postagem do fim de semana? Como você se sentiria com o “não curti” de seu fã ou cliente na fanpage da empresa de uma campanha publicitária?

 

Vem novidade por aí no Facebook e volta-se a falar em ativar um botão de “dislike” na rede social gerando opiniões favoráveis e desfavoráveis a implementação do botão entre usuários do mundo todo.

 

Na última terça-feira (15), o CEO Mark Zuckerberg anunciou em uma sessão de perguntas e respostas que o Facebook está desenvolvendo o botão “dislike” e que o pretendem colocar no ar em breve.

 

 

Foto de Shutterstock.com
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A Justificativa do Botão “Dislike”?

 

Em abril de 2013, o Facebook havia se posicionado em não criar um botão “dislike” e justificando que “As ações no Facebook tendem a focar em uma interação social positiva…”, segundo Bob Baldwin, engenheiro de produto do Facebook na época. Veja a matéria completa na publicação da colega colunista Susana Valença, Nada de botão dislike. Ufa!

 

Em 2014, Zuckerberg reafirma sua preocupação em ativar um botão “dislike” na rede social e que ela traga uma série de consequências desagradáveis aos usuários, causando resultados negativos.

 

Em 2015, Zuckerberg com nova visão sobre o botão “dislike” justifica que este é um pedido antigo dos usuários do Facebook. A ideia não é criar um recurso que cause discórdia, e sim que permita ao usuário expressar outras emoções. A ideia é que ele funcione como um ‘botão de empatia’, e não como um gerador de críticas negativas dentro da rede social.

 

“Nós não queremos que o Facebook vire um fórum onde as pessoas estão avaliando positiva e negativamente os posts umas das outras. Se alguém compartilha algo triste, as pessoas podem não se sentir à vontade curtindo o post”. Depois de tantos anos, o que pareceu uma implementação de funcionalidade simples se tornou um desafio para o Facebook. Como ativar um botão “dislike” ou algo similar, sem semear a discórdia entre usuários (amigos, familiares, casais, clientes e empresas)?

 

 

catwalker / Shutterstock.com
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O que o Facebook Poderá Considerar para Criar o Botão “Dislike”?

 

Segundo o site TheNextWeb, o Facebook deverá considerar itens importantes e dar atenção a eles para desenvolver a funcionalidade e isso antes de disponibilizar botão “dislike” para o usuário para evitar confusões e desentendimentos. Confira as sugestões:

 

1. Uma opção ao usuário que desabilite o botão “dislike”

Isso permitirá que os usuários ativem e desabitem o botão “dislike” ao adicionar eventos tristes ou difíceis da vida e com a intenção de evitar críticas ou julgar uma postagem específica.

 

2. Temas polêmicos

É natural termos opiniões diferentes sobre determinado assunto e o botão “dislike” poderá contribuir para transformar “formigas em elefantes?” Questões controversas merecem uma atenção especial para não causar uma tempestade.

 

3. Like x Dislike

Notificações visíveis para o “não curti” assim como o padrão “curti”, pode trazer mais pessoas até a publicação negativa e disseminar a postagem mais rapidamente, o sensato seria não incluir o “dislike” em notificações para o usuário.

 

 

Para empreendedores digitais, agências de marketing digital e ou empresários que utilizam o Facebook para fomentar negócios

 

Essa mudança pode impactar na sua atividade e relacionamento com o cliente ou fã.

 

Considerando que o algoritmo do Facebook analisa uma série de parâmetros para decidir o que será exibido para cada usuário no feed de notícias, o novo botão poderá ajudar a identificar uma característica negativa ou um assunto com menor empatia do usuário com mais exatidão. O que possibilitaria ao Facebook segmentar o público e oferecer publicidade mais assertiva para o público-alvo.

 

Entendendo melhor o comportamento do usuário, a publicidade tem mais chances de resultados positivos. Ou um “dislike” poderia significar um sinalizador do comportamento ou gosto do fã, cliente, usuário o que pode ser bom, se o empresário encarar como um feedback positivo e rapidamente mudar de estratégia para ser mais assertiva na próxima postagem.

 

 

Confesso que ainda não estou confortável com essa ideia do botão “dislike”, e temendo um cenário hostil na rede social. O que nos resta é esperar algo criativo de Mark Zuckerberg e de sua equipe para evitar ondas negativas dentro da rede social ou fora dela.

 

E você, aprovou a novidade do botão dislike no Facebook? Como você acha que deveria ser ou não ser estão botão? Você concorda que isso tendência gerar conflitos e discórdias entre usuários da rede social?

 

Quem sabe possamos ajudar o Facebook a criar as funcionalidades e aplicações do botão dislike. Deixe sua ideia no campo dos comentários abaixo. Digaí!

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