10523527_335480566602978_7431294685293292164_n

 

No dia 23 de agosto, em Porto Alegre, acontecerá o Share 2014, evento voltado para Marketing Digital, focado em Social Media. Organizado pelo Papo de Marketeiros, eles irão trazer oito profissionais para palestrar e debater sobre os principais tópicos do trabalho nos sites de mídias sociais.

 

Vários tópicos serão abordados, como por exemplo, o trabalho em redes sociais, como o Facebook e o Twitter, produção de conteúdo com foco em vendas, planejamento e pesquisa digital, pilares para ser um bom analista, além de outros temas. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas aqui.

 

Rafael Martins, fundador e CEO da Papo de Marketeiros, empresa que está organizando o evento, está otimista e aponta o crescimento constante do Share, afirmando que ele terá cinco edições até o final do ano: “Aumentamos o número de palestrantes e temos um foco full e não apenas em social media como era ano passado. Nosso objetivo é gerar conhecimento prático de marketing digital, levando grandes profissionais do mercado que trabalham em grandes marcas ou agências, ligando palestrantes e plateia a um grande debate sobre o mercado”, afirma.

 

Sobre o direcionamento do Share, ele conta que “O evento tem um foco bem prático para que as pessoas de diferentes níveis possam sair do evento e já aplicar o que foi passado no seu dia-a-dia. Temos uma boa parte do público formado por empresários que buscam entender melhor o mercado e a parte técnica com finalidade de executar para sua empresa ou avaliar o trabalho feito para sua empresa por profissionais ou fornecedores”.

 

palestrantes

 

Visão dos palestrantes

 

Como palestrante, o Social Media, Marcel Bely explica que o mercado está amadurecendo, mas tem um futuro promissor. “Antigamente as agências pagavam peso de ouro em profissionais qualificados. Hoje a demanda por atuar na área e a busca por cursos é grande, deixando o mercado mais maduro. Hoje temos ótimos profissionais no mercado e com anos de experiência. E o mais interessante é perceber que as agências estão perdendo o medo de assumir seu lado “Social”, ou seja, agora temos agências de social media e não um departamento pequeno em uma agência off-line.

 

Já o analista de mídias sociais e palestrante do Share, Ivan Alves conta que o mercado ainda carece de bons profissionais, principalmente os que se especializam e os curiosos. “Em 2013, li uma matéria que analistas de mídias sociais (principalmente aqueles focados em e-commerce) estariam em 2014 entre os 50 profissionais mais procurados e fiquei muito feliz com a demanda tão intensa, mas acho que estamos vivendo tempos de ‘bolha’: muitos profissionais se formando – ainda sem muita informação acadêmica e mais formados por serem heavy users de redes sociais – enquanto que ao mesmo tempo muitas empresas tem começado trabalhos de redes sociais sem a consultoria e especialização correta”, afirma.

 

A Community Manager, Marina Bonafé, que irá também palestrar no Share discorre sobre a união entre profissionais ligados do marketing digital e ao jornalismo. “Acho que que qualquer área de comunicação pode se sentir ligado a social media por ser um meio que hoje todo mundo usa para consumir e espalhar informações. A única que eu vejo é que rola uma dificuldade em entender que a linguagem jornalística não é apropriada para as redes sociais”.

 

Empreendedorismo

Assim como o Social Media, o mercado de startups também cresce explosivamente. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil possui mais de 2.700 empresas, sendo 883 centradas em São Paulo e Minas Gerais, os dois estados que mais investem nesse segmento de negócio. O Governo Federal também está investindo no crescimento dessas empresas, com o programa “Start-Up Brasil”. Em parceria com aceleradoras privadas, investem em até R$ 200 mil em bolsas, eventos de capacitação e acesso ao Hub internacional no Vale do Silício, localizado nos Estados Unidos.