Segundo o site alemão AllFacebook, a rede social estaria trabalhando em uma plataforma exclusiva para facilitar a conexão entre marcas e influenciadores digitais. Depois do escândalo do vazamento de dados de milhões de usuários, o Facebook está investindo em maneiras alternativas de oferecer as informações para as empresas que desejam conhecer a fundo os seus clientes.

facebook investe ferramenta unir marcas influenciadores

Como funciona

O modelo de negócios dos anúncios no Facebook é fornecer dados para empresas de publicidade que miram em consumidores mais precisos, ou seja, que desejam divulgar sua marca para as pessoas certas. Por conta disso, a rede de Mark Zuckerberg foi acusada de tornar público dados pessoas de milhões de usuários. Alguns meses após a polêmica, a empresa agora visa continuar investindo nesse modelo, mas com um passo à frente na relação.

A ferramenta que pretende unir os influenciadores às marcas se chama Branded Content e possui três opções: encontrar influenciadores sugeridos, procurar por novos influenciadores e salvar listas dos que já foram selecionados. A busca disponibiliza filtros que ajudam uma marca a escolher quem contratar para estrelar sua campanha, como faixa etária do influenciador, assuntos tratados por ele, suas informações pessoais e dados demográficos do seu público.

facebook investe ferramenta unir marcas influenciadores 01

Ferramenta planejada há meses

Há dois meses, o Facebook anunciou que estava pensando em novas formas de monetização para quem busca produzir para a rede. “Iremos explorar novos recursos de monetização para os produtores de conteúdo. A primeira ferramenta é uma aba chamada influenciadores listados, que permite medir engajamento e visualização apresentados pelos portfólios dos criadores”, afirmou a rede social em março.

Pensando estrategicamente, é o melhor momento possível para o Facebook estimular o engajamento na rede social, principalmente para produção de vídeos – o principal concorrente, o YouTube, sofreu duras críticas após modificar a maneira de monetizar os canais. Parece ser a hora certa para o Facebook se reinventar mais uma vez.

E aí, amigo, o que acha da nova estratégia do Facebook?

Posts Relacionados