Se você utiliza o Google Drive ou o Fotos em PCs e/ou Macs, fique atento, eles deixarão de receber suporte no dia 11 de dezembro de 2017 e serão totalmente desativados em março do ano que vem. No entanto, se os aplicativos são importantes para você, não se desespere ainda. Segundo o Google, ambos estão sendo substituídos por uma versão que engloba as funcionalidades dos dois, o Google Backup and Sync.

Já para usuários empresariais, o Google está desenvolvendo o Drive File Stream, que está em processo de lançamento de sua versão completa após o lançamento da versão limitada que ocorreu em março deste ano.

google drive fotos fim

Drive File Stream e Backup and Sync

O Drive File Stream permite que empresas tenham acesso fácil a arquivos armazenados na nuvem sem que seja necessário o acesso a um aplicativo específico. Já o Backup and Sync é uma versão mais focada em usuários comuns, e que irá permitir que você visualize os arquivos em seu computador como se eles estivessem em pastas normais do sistema. No entanto, eles estarão na nuvem do Google.

O Backup and Sync irá permitir que o usuário faça backups e sincronizações de fotos e arquivos de pastas presentes no seu PC, portas USB e cartões SD diretamente para a nuvem. Dessa forma, os arquivos estarão disponíveis em qualquer lugar. Atualmente o Google Drive exige que usemos dois aplicativos separados para documentos e fotos.

Disponível em 2018

A substituição do formato atual não irá afetar de forma drástica os usuários já acostumados com o Drive e o Fotos. Pelo contrário, a atualização vem para tornar o uso da nuvem para sincronização de arquivos mais simples e eficiente. A novidade será implementada no dia 12 de março de 2018, mesma data em que as versões atuais serão completamente desligadas.

As pessoas que continuarem utilizando o Google Drive ou o Fotos até a data de lançamento da nova versão, irão começar a receber notificações da empresa no próximo mês sobre o ocorrido, explicando detalhes e conduzindo-os para uma das suas versões substitutas, dependendo se eles forem usuários comuns ou empresariais.

E aí, amigo, gostou da novidade anunciada pelo Google? Você costuma utilizar o Drive ou o Fotos no seu dia a dia?

Posts Relacionados