Como Vender Mais: Propaganda de Limpeza. Fonte: Youtube
Fonte: Youtube

Sabe esses clássicos comerciais de produtos de limpeza que são transmitidos na TV aberta, em que geralmente uma mulher aparece ‘resolvendo’ o problema da dona de casa e deixando tudo branquinho?

As pessoas acabam até se acostumando com a mesma ideia de sempre…

 

 

Agora, consegue imaginar uma mesma linha de produtos produzindo um comercial com um homem dançando dentro de uma oficina?

Foi o que fez uma marca inglesa de produtos de limpeza: decidiu quebrar o padrão e investir em uma peça totalmente inovadora. O vídeo já teve mais de 11 milhões de visualizações em 10 meses.

Dá uma olhada:

 

https://www.youtube.com/watch?v=LHizW4PLw2Q

É cada vez mais comum que grandes marcas apostem no contraste, na quebra de paradigmas, para captar a atenção do público, implantar novos conceitos e, consequentemente, vender mais.

A Heineken, por exemplo, é especialista em criar comerciais que geram uma forte quebra de padrão. Veja um dos exemplos:

 

Empresas apostam nesse estilo de propaganda porque o cérebro reptiliano é sensível ao contraste, que funciona como um captador de atenção.

Portanto, o consumidor tende a lembrar muito mais de uma estratégia de marketing que desafia totalmente a linha de raciocínio que ele está acostumado. Além desse estímulo ser primordial para que o cérebro entenda que aquela informação é realmente muito importante.

Ou seja, trata-se de uma técnica de neuromarketing muito poderosa.

Neste artigo aqui, o Reynaldo Barros Jr explica melhor as diferentes funções do nosso cérebro e como as empresas utilizam o neuromarketing para influenciar você.

 

Como Vender Mais Com Essa Estratégia no Mercado Digital:

Se você trabalha como infoprodutor ou afiliado profissional e quer saber como vender mais, a estratégia de quebra de padrão pode ser fundamental para alavancar os seus resultados de venda ou mesmo de geração de leads, seja com vídeos, artigos, e-mails, posts, etc…

Sem precisar de grandes produções e apenas com algum ‘elemento surpresa’ dentro do seu conteúdo, é possível provocar esse contraste que serve principalmente para gerar curiosidade no público-alvo, fazendo com que ele preste atenção no que você está dizendo até chegar na chamada para ação.

Separamos 3 maneiras simples e efetivas de se utilizar essa técnica nos seus vídeos ou textos de venda.

Se liga aí:

 

 

1 – Imagem + História Pessoal

Você já deve saber que incluir uma boa história no seu vídeo/texto é vital para criar conexões com o seu público e também gerar curiosidade. As histórias são elementos importantes dentro de um conteúdo poderoso para vendas na internet, falamos sobre isso neste artigo aqui.

E no caso da quebra de padrão, é possível incluir um elemento totalmente inesperado antes de iniciar o seu enredo, que pode ser uma imagem, por exemplo.

Trata-se de uma imagem que não tem absolutamente nada a ver com o assunto que você vai tratar e que o seu interlocutor não está esperando. Só que depois você vai conectá-la de alguma maneira com a sua história.

Muitos vídeos de vendas produzidos por infoprodutores trazem essa imagem de quebra de padrão no início do vídeo.

Veja no exemplo como o produtor Rodrigo Polesso, ao divulgar um produto do nicho de emagrecimento, traz no início do vídeo a imagem de um botão, que não tem nenhuma ligação clara com o assunto:

 

O objetivo é incluir algo intrigante e que é revelado dentro da sua história, ou seja, você vai contar como sua vida foi impactada ou como resolveu determinado problema e de que maneira aquele objeto/pessoa/animal foi responsável pelo “insight” que fez você chegar até a solução…

 

2 – História Moral

Como Vender Mais: Sylvester Stallone. Fonte: meusanimais.com
Fonte: meusanimais.com

Talvez você já tenha visto por aí a história do Sylvester Stallone, que em um ponto da vida precisou vender o próprio cachorro por 25 dólares porque não tinha condições de comprar comida para o bichinho…

Depois ele deu a volta por cima, ganhou milhões de dólares e fez questão de comprar o cachorro de volta, mesmo que por um valor absurdamente maior.

É uma clássica história de motivação, utilizada em palestras ou vídeos motivacionais, e que pode também ser usada em textos ou vídeos de vendas como interrupção de padrão que gera conexão com o público.

Atores famosos, presidentes, estudiosos, inventores, ganhadores do Nobel e por aí vai…. É possível encontrar várias histórias morais, de superação, que podem ser utilizadas por você nos conteúdos que precisam converter melhor.

Não precisa necessariamente ser de alguma personalidade famosa, mas a ideia é contar uma história totalmente inusitada para o público e vincular os benefícios do seu produto às lições que aquele enredo específico proporciona…

 

Como Vender Mais: Exemplo de conteúdo com história moral e quebra de padrão. Fonte: manualdalabia.com
Exemplo de conteúdo com história moral e quebra de padrão. Fonte: manualdalabia.com

 

Por exemplo: no Manual da Lábia, um texto intitulado “Como Pegar Mulher Usando a Física Quântica” chama a atenção pela originalidade e por ser bastante incomum.

Como assim pegar mulher usando física quântica?

O texto utiliza um experimento físico como história moral e consegue ancorar aos benefícios de se tomar uma atitude para mudar de vida.

O objetivo é levar o potencial cliente até a chamada para ação – que é o acesso à página de vendas do produto que está sendo promovido pelo site.

 

Como Vender Mais: Exemplo do Thomas Edison. Fonte: Pixabay
Thomas Edison. Fonte: Pixabay

Outro exemplo: você conta a história de alguém que, mesmo depois de falhar diversas vezes, foi em frente e conseguiu chegar até a solução do grande problema, como o Thomas Edison que passou por milhares de tentativas até conseguir inventar a primeira lâmpada elétrica.

“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”, disse ele.

 

Note que se trata de um exemplo que encaixa perfeitamente em situações de nichos diferentes:

 

Emagrecimento: Várias dietas não deram certo, mas você não pode desistir de alcançar o corpo dos seus sonhos.

– Concurso Público: Você não passou até agora, porém não deve desistir porque vou te mostrar a fórmula infalível para passar.

– Finanças: Você pode estar muito perto de conquistar a sua liberdade financeira…

– Mercado Digital: Seus sites e anúncios não deram retorno até o momento, mas não desista porque milhares de pessoas estão tendo resultados e você também terá…

 

E por aí vai…. Influenciando na imaginação do leitor e fazendo com que ele reproduza mentalmente o sucesso que tantas pessoas alcançaram…

 

3 – Quebra de Padrão no Meio do Conteúdo

É possível também utilizar a quebra de padrão no decorrer do seu conteúdo de forma simples, inserindo algo completamente inesperado, que possa reforçar o engajamento ou mesmo gerar alguma contrariedade.

Exemplo:

Fonte: Pixabay
Como Vender Mais: Quebra de padrão pode ser utilizada em pontos específicos do conteúdo. Fonte: Pixabay.

“Se você acredita em pílula milagrosa do emagrecimento, então feche esse vídeo agora mesmo! ”

“Se você nunca termina aquilo que começa, então feche esse artigo porque as dicas a seguir precisam ser colocadas em prática…”

 

Perceba que, com essa técnica, também é possível mostrar que o negócio não é brincadeira e que o produto que você está promovendo é realmente sério, ou seja, não há espaço para pessoas que não estejam realmente comprometidas.

 

Dica Bônus:

Deu para perceber que para saber como vender mais pela internet é preciso ir a fundo e entender como pensa a sua persona, certo?

Por isso, quero deixar aqui também a dica de um artigo que trata exatamente dessa ciência do comportamento do consumidor.

E não esqueça que todo o conteúdo que você for produzir para a internet, que visa a conversão de leads e clientes, deve ter palavras que geram desejo e que possam persuadir o público.

Clique aqui e saiba mais sobre este assunto…

 

E aí? Gostou deste artigo? Ficou alguma dúvida com relação aos processos apresentados?

Digaí nos comentários e vamos trocar uma ideia!

 

 

Um grande abraço e até a próxima!

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