Você já ficou sem saber qual o tipo de conteúdo produzir e a frequência adequada para publicação de cada tipo de material?

 

Quem produz conteúdo de marketing precisa se organizar e planejar. Além de se programar e reservar períodos específicos para se dedicar às mídias sociais e produção de materiais, é necessário se organizar para abordar o que é realmente importante. E, ainda mais do que isso, na frequência adequada.

 

Antes de partir para o calendário propriamente dito, precisamos ter em mente que o planejamento é essencial para dar sentido ao conteúdo. Seguir um calendário vai fortalecer sua estratégia, desde que ela tenha sido bem planejada.

 

Um planejamento editorial bem feito tem potencial de fortalecer toda sua estratégia, reforçar seus objetivos e mensagens e facilitar o relacionamento com seu público. Tudo isso vai tornar sua comunicação mais eficiente e efetiva.

 

Calendário Editorial
Image by © Kate Kunz/Corbis

 

O livro “Regras de Conteúdo”, de Handley e Chapman, traz um modelo de frequência e tipo de conteúdo bem bacana, que compartilho aqui com você, com algumas adaptações minhas:

 

Diariamente

 

  • Poste no Twitter atualizações que ofereçam algo de valor aos seus clientes;

 

  • Notícias que você lê em outros lugares e que são relevantes para seu conteúdo principal devem ser postadas no Twitter ou na página do Facebook;

 

  • Respostas a comentários do blog no seu próprio blog.

 

Semanalmente

 

  • Pelo menos um novo post no blog, duas vezes se você conseguir;

 

  • Um vídeo curto (com produção simples, por exemplo, com alguém de sua equipe fazendo uma apresentação);

 

  • Participação em fóruns relacionados, ou grupos de discussão no Linkedin;

 

  • Atualize as páginas ou seções primárias de seu website.

 

Mensalmente

 

  • Escreva uma postagem de blog ou artigo mais chamativo, com base em pesquisas mais aprofundadas, ou em uma entrevista com um especialista na área;

 

  • Crie uma newsletter e envie por e-mail;

 

  • Produza um vídeo curto (de dois ou três minutos, com mais elementos de produção);

 

  • Produza um podcast de áudio;

 

  • Crie uma apresentação em Power point e poste-a no Slideshare;

 

  • Faça uma contribuição como convidado em um blog ou outra publicação;

 

  • Produza um webinário;

 

  • Publique um estudo de caso com uma história de sucesso de um cliente.

 

Trimestralmente

 

  • Crie uma coleção de estudos de caso e distribua em formato pdf;

 

  • Crie um e-book;

 

  • Produza uma série de vídeos;

 

  • Produza uma edição especial de sua newsletter;

 

  • Faça o anúncio com os vencedores de um concurso promovido por seu negócio.

 

Semestral ou Anual

 

  • Produza um evento ao vivo ou virtual e grave as sessões para usar depois em suas necessidades semanais, mensais ou trimestrais de conteúdo;

 

  • Faça um guia de boas práticas;

 

  • Atualize sua presença na web com uma nova história, uma nova ferramenta ou uma nova funcionalidade;

 

  • Crie e lance um aplicativo para smartphones.

 

Agora é a sua vez de montar o seu calendário. Se você acha que essas informações podem ajudar alguém que precisa produzir conteúdo, compartilhe.

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