Qual é o mais escasso e valioso recurso da internet? Acertou quem respondeu: a verdade.

Atualmente, a confiança é escassa porque qualquer um pode publicar um conteúdo online. Não existem editoras ou editores para separar o bom do ruim ou para verificar se as fontes citadas são verdadeiras.

 

 

Confiança é valiosa porque uma vez estabelecida, você abre as portas para um mundo de oportunidades: mais leitores, maiores taxas de opt-in e consequentemente mais vendas.

 

 

Estabelecer a confiança em um contexto online é um tanto quanto difícil. Quando os clientes vão até uma loja física, existem fatores que contribuem para avaliar a credibilidade do estabelecimento. Seja desde a organização da loja até o número de pessoas que saem com algum produto na sacola. Comprar através de um site é uma experiência muito diferente, cabe a você ganhar rapidamente a confiança deles e coibir qualquer ceticismo. Então, conheça as dicas que preparamos para você.

 

 

1. Adquira um bom domínio

 

A primeira dica foca se não no principal, em um dos mais importantes pontos. Compre um domínio que fale sobre a proposta do seu site. Tenha um bom nome, de preferência curto e que use domínios .com, .com.br ou .org além disso dispense o uso de hífens ou palavras de difícil escrita. Um nome direto e de fácil memorização ficará na mente das pessoas.

 

 

2. Invista em um design profissional

 

As pessoas julgam os livros pela capa, da mesma forma seus visitantes julgam seu site pelo seu design. Se o layout do site parece feio e pouco profissional, é provável que você perca uma grande porcentagem de usuários e experimente uma alta taxa de rejeição. Mas se o seu site parece profissional, com gráficos de alta definição e navegação amigável, os visitantes vão ficar por aqui para explorá-lo ainda mais. Um projeto de qualidade significa um site moderno, limpo, rápido e adaptado para toda e qualquer tela (dispositivos móveis, smart TV’s).

 

 

3. Explore a página sobre a empresa

 

Uma vez que os potenciais clientes têm um certo nível de interesse em seus produtos ou serviços, muitos vão querer saber mais sobre o seu negócio e cultura da empresa. Essencialmente, eles querem saber com quem estão fazendo negócios. Uma das maneiras mais eficazes para responder a essa questão é através da criação de um convidativa página de “About Us”. Boas páginas “sobre nós” incluem uma breve história da sua empresa, qual é sua filosofia e quais os tipos de produtos ou serviços que você oferece.

 

 

4. Divulgue suas informações de contato

 

Devido ao grande número de golpistas e esquemas de trabalhos, leia-se pirâmides, você precisará provar que tem um negócio legítimo. Isso pode ser feito facilmente através da inclusão de uma página de “Contato”, com um número de telefone, e-mail, endereço de correspondência e outras informações que você julgue relevante para que seu cliente sinta-se confortável em caso de um contato imediato.

 

 

5. Deixe clara a política de privacidade

 

Em um tempo onde o roubo de identidade e o vazamento de informações confidenciais tornaram-se muito comuns, é inteligente provar que os dados privados dos seus clientes permanecerão seguros quando fizerem negócios com você. Isto pode ser feito através da criação de uma política de privacidade. Essa página fornecerá uma breve declaração dizendo que você não vai compartilhar qualquer informação privada, como o nome do cliente, endereço, registros financeiros, informações de crédito, etc. com outras pessoas.

 

 

6. Corrija os links quebrados

 

Um erro comum que pode perder potenciais clientes são links quebrados, eles transmitem uma sensação de falta de profissionalismo e falta de atenção aos detalhes. É por isso que muitos empresários pagam para auditar rotineiramente seu site para garantir que todos os links estão funcionando como deveriam e corrigir aqueles que eventualmente se perdem. Existem plugins e outros programas que podem verificar estas questões gratuitamente, portanto não deixe de lado essa checagem.

 

 

7. Conquiste um selo de certificado

 

Há uma série de organizações e empresas que verificam a qualidade e segurança dos sites. Se o seu site passar em algum desses testes exiba orgulhosamente seus selos e aumente a confiabilidade dos seus visitantes.

 

 

8. Revele sua popularidade nas Redes Sociais

 

Se a sua empresa não está ativa em todas as redes sociais ou tem um pequeno número de seguidores, essa tática não será aplicada. No entanto, se você tem 5.000 seguidores no Twitter ou 20k fãs no Facebook, mostre aos seus visitantes sua reputação. Atualmente existem widgets que proporcionam esse destaque. Quanto mais provas você der ao seu novo cliente de que outras pessoas confiam no seu trabalho melhor será seu reconhecimento.

 

 

9. Mostre os depoimentos

 

Às vezes, um pouco de tranquilidade dos clientes anteriores é tudo o que um potencial cliente precisa para superar suas preocupações. Depoimentos de clientes satisfeitos podem percorrer um longo caminho até eliminar qualquer ceticismo de última hora. Para que isso funcione, você precisará adquirir três ou mais depoimentos de clientes reais. Inclua uma imagem de cada pessoa, juntamente com algumas informações básicas, como nome e localização, isso ajudará a aumentar a ainda mais sua credibilidade.

 

 

10. Garantia do dinheiro de volta

 

No caso do cliente não gostar do produto ou serviço que recebeu, é uma boa ideia oferecer-lhes seu dinheiro de volta. Um grande fator que incentiva as pessoas a irem em frente e concluir a compra é saber que não há nenhum risco envolvido. Normalmente, uma política de reembolso de 30 dias é suficiente para eliminar qualquer medo.

 

 

11. Assegure uma venda segura

 

Uma vez que um cliente está pronto para fazer uma compra, há um detalhe final que pode influenciar a sua decisão de seguir: a segurança da transação. É extremamente importante dar garantias de que o fornecedor de pagamento que você escolheu é confiável e que se mantém atualizado sobre a tecnologia de segurança mais recente. Adicionar um ícone ou um breve texto na área de check-out afirmando que todas as transações são seguras também pode ser útil.

 

 

12. Atualize frequentemente o site

 

Um blog que é atualizado com frequência é um sinal de que o site é bem gerenciado. Seu conteúdo deve ser autoritário, confiável e escrito por um perito em seu nicho. Esta dica não só aumenta as taxas de conversão como também melhora o posicionamento nos buscadores.

 

 

13. Não reproduza vídeos ou áudios automaticamente

 

Raiva é uma palavra forte, mas eu realmente não gosto de mídia que é reproduzida automaticamente quando uma página é acessada. É desrespeitoso para o usuário e é a maneira mais rápida para quebrar sua confiança. O autoplay só é bom quando o site deixa claro que estamos visitando uma página especifica de música ou vídeo (como no YouTube, por exemplo). Caso contrário, deixe que o visitante aperte o play.

 

 

14. Permita comentários

 

Ao permitir que o público de opiniões positivas e negativas, o site mostra confiança no que ele está apresentando para o mundo. Isso mostra que você não tem nada a esconder e que você está disposto a aceitar a crítica justa. Para mim, isso equivale a um pouco mais de confiança. É certo que alguns comentários são spam e precisam ser eliminados mas qualquer outro precisa ser exibido e respondido.

 

 

15. Não faça promessas que não consiga cumprir

 

Se você disser ao seu público que toda segunda-feira vai publicar um novo post ou vídeo, é melhor fazê-lo. Qualquer tipo de promessa tem que ser cumprida, caso contrário, seus seguidores não irão confiar em sua palavra.

 

 

16. Admita o erro

 

Todo mundo comete erros. Mesmo que você pesquise e revise, é possível que ainda assim publique informações incorretas ou deixe passar erros de ortografia. Se encontrar alguma falha corrija e dependendo de como essas informações foram divulgadas ao público peça desculpas. Vamos supor que você enviou um e-mail marketing e depois de enviar para toda sua lista viu que o link não estava sendo redirecionado para a página correta, ou que, ao invés de escrever “menos” você mandou um “menas”. Por mais que isso gere um custo não estimado, vale a pena enviar um novo e-mail corrigindo o erro do que perder toda a credibilidade por um detalhe.

 

 

17. Inclua o mínimo necessário de anúncios

 

Não há nada de errado em ter anúncios em seu site. Na verdade, muitos dos sites mais confiáveis e respeitadas do mundo tem propaganda – incluindo Google, YouTube, Facebook, e Twitter. A receita publicitária tem desempenhado um papel importante na monetização. Só não coloque os anúncios de forma a atrapalhar a experiência do usuário, use-os com moderação.

 

 

18. Seja solidário

 

Quando não se confia em alguém, normalmente é porque pensamos que eles poderiam estar colocando seus próprios interesses à frente dos nossos. Quando você coloca uma tonelada de seu tempo e energia em algo muito útil para seus visitantes – como um tutorial, um passo-a-passo, um guia ou um ebook – e não pede nada em troca, você coloca as necessidades dos seus leitores em primeiro lugar. Com tanto que você não cometa nenhum deslize, a confiança que eles terão em você será eterna.

 

 

“If I take care of my character, my reputation will take care of itself.”  D.L. Moody

 

 

A citação de Moody fala que se você cuidar do seu caráter, a reputação cuidará por si própria, ou seja, a melhor maneira de ganhar a confiança na internet, ainda que aplique todas as técnicas descritas neste artigo, é preciso ter uma personalidade confiável. Seja paciente, honesto, mantenha suas promessas e principalmente, trate o seu cliente como você gostaria de ser tratado.

 

 

E então, você utiliza alguma outra técnica para conquistar a confiança dos seus clientes? Deixe nos comentários abaixo sua opinião e compartilhe esse artigo com seus amigos.

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