Saudações!

 

Estamos aqui no último post dessa série sobre Congresso Online Realmente Funciona? Antes de começar a falar sobre o assunto propriamente dito, eu espero que essa série tenha sido e seja de grande utilidade para você nessa empreitada de realizar o seu primeiro congresso online ou segunda edição do mesmo. Pois trata-se de um evento com um poder de start realmente fantástico para qualquer negócio, qualquer nicho de mercado.

 

Pois bem, sem demais delongas vamos ao que interessa. No post da semana passada, eu fiz uma comparação de algumas partes do congresso com algumas partes do corpo humano. Vamos fazer um passo-a-passo aqui para ficar o mais claro possível a estratégia de um congresso online. As ações serão agrupadas em 4 passos. Let’s go!

 

 

1º Passo

 

  • Escolha o nome;
  • Registre o domínio escolhendo a extensão *.com ou *.com.br;
  • Trace o perfil do público-alvo
  • Contrate o software de construção de páginas e de e-mail marketing;
  • Liste os temas das palestras;
  • Prepare as campanhas de anúncios;
  • Divulgue teu congresso nas redes sociais;
  • Comece o contato com os possíveis palestrantes

 

Quando for construir a página de inscrição, eu altamente recomendável que sejam construídas no mínimo duas páginas e faça o upload de ambas para a internet. Faça o acompanhamento delas testando qual delas recebe mais inscrições (no marketing digital esse procedimento é conhecido como teste A/B) e faça os ajustes necessários naquela que está recebendo menos inscrições.

 

Ao falar com os palestrantes, fale do congresso, do tema e, principalmente, do teu porquê. Considere convidar também os profissionais que são referência nacional do tema do congresso online, pois isso trará credibilidade tanto para o evento quanto para os palestrantes. Na página, coloque a foto, o nome, o tema da palestra e um breve histórico profissional de cada palestrante. Faça um vídeo curto, de no máximo 3 minutos, com você, idealizador do congresso, falando sobre o congresso, a data, o porquê e faça a chamada para as pessoas se cadastrarem .

 

 

2º Passo

 

  • Faça as configurações necessárias para juntas as páginas de inscrição com o software de e-mail marketing;
  • Crie perfis do congresso nas redes sociais
  • Crie conteúdo relevante e divulgue através das redes sociais
  • Coloque as campanhas de anúncios para rodar
  • Se relacione com a tua lista de e-mail antes do congresso começar
  • Contrate e configure o software que irá transmitir as palestras que seja bom para evitar as “quedas” durante a transmissão;
  • Cuide para que quando o congresso começar você já esteja de posse de todas as palestras.
  • Não se esqueça de enviar e-mails diários, antes de cada palestra avisando quais palestras serão transmitidas e seus respectivos palestrantes e horários.

 

Uma dica interessante na criação de conteúdo é fazer vídeos com entrevistando os palestrantes ou você falando sobre o tema e sempre ressaltando a transformação que o teu congresso trará para o público-alvo.

 

Caso você não se sinta 100% a vontade para escrever os anúncios, o texto da página de inscrição, os e-mails e a carta de vendas; não pense duas vezes: contrate um copywriter. Pois esse profissional domina as técnicas de escrita e a estratégias certas para ajudar a fazer com que o teu congresso seja bem realizado.

 

 

3º Passo

 

  • Monetize o congresso cadastrando-o em um gateway de pagamento
  • Construa a página de vendas contendo a carta e/ou vídeo de vendo, os detalhes do que será vendido e os bônus, pois eles agregam valor ao congresso na hora da venda do pacote;
  • Faça um webnário de venda antes de começar o congresso isso ajuda a esquentar os ânimos do público-alvo

 

O mais importante de tudo: Entregue tudo, absolutamente tudo o que você prometeu para o teu público.

Execute todos esses passos antes de começar o congresso. Assim, durante a transmissão das palestras você precisará apenas ficar de olho para que o servidor não “caia”.

Uma das heranças de um congresso online é uma lista e-mails. Tenha um bom relacionamento com essa lista, pois para as pessoas cadastradas nessa lista você é uma autoridade no assunto.

 

É isso! Espero que essa série seja muito proveitosa para você e que o teu congresso online seja um sucesso para todas as pessoas envolvidas na preparação dele e também para a tua audiência.

 

Um grande abraço

Até a próxima