Existem características que você precisa conhecer antes de liderar e ser liderado. Uma série de atitudes e posturas que você deve ter para evitar ser apenas um “chefe”, ou um mau chefe…

 

 

Mas porque ser um líder e não um chefe?

 

 

Em geral, quem é chefe está apenas ocupando uma função ou grau de hierarquia. Está ali para delegar funções e atividades e não se importa em construir uma relação de confiança e segurança com sua equipe. Ele deseja ter seguidores e não considera ter alguém lado a lado.

 

Um líder quer participar da construção, quer botar a mão na massa, quer ter aliados. Trata todos com cordialidade e se importa com pessoas.

 

Ser líder é sobre como lidar com pessoas, sempre!

 

 

Como você pode ser um bom líder?

 

 

“Nem todo mundo nasceu para ser líder”… Não é verdade!

 

A verdade é que nem todos nós nascemos lideres. A boa notícia é que todos nós podemos ser líderes. Entenda como você pode se tornar uma pessoa melhor para outras pessoas.

 

Conheça atitudes indispensáveis para uma boa liderança:

 

 

  • Conquiste liderança

A liderança não pode ser imposta, deve ser conquistada, deve acontecer naturalmente em um processo que se priorize a opinião de quem está envolvido. (Ouvir o outro é sempre importante)

 

  • Se faça entender

Seja claro nos objetivos e tarefas para que a sua equipe entenda a razão de ser do seu negócio. Peça a opinião e deixe todos envolvidos.

 

  • Conheça a equipe

Conheça as pessoas que estão ao seu lado nessa jornada, assim você poderá extrair o melhor de cada um e dar o seu melhor também àqueles que precisam.

 

  • Entusiasmo

Contagie a sua equipe com o que há de melhor em você. Deixe a insegurança, medo e aflição para outra hora.

 

  • Aprendizado “eterno”

Um bom líder está sempre em busca de conhecimento. Está sempre atento a novidades e aberto a novas maneiras de inovar.

 

  • Saber servir e ter humildade

Saber servir, ser gentil e humilde são as qualidades de um líder. Busque o seu melhor nesse sentido e conquiste a admiração da sua equipe.

 

 

 

Esse post é um oferecimento do Runrun.it:

Uma ferramenta para quem precisa melhorar a produtividade de projetos pessoais ou profissionais. Vale a pena conhecer: http://www.runrun.it/pt-BR

Posts Relacionados