Você já quis que o seu dia tivesse mais de que 24 horas?

 

O gerenciamento do tempo é uma armadilha que prende cada vez mais pessoas inocentes à procura de uma produtividade ideal e pode trazer resultados desastrosos pra quem recorre a isso sem ter informação suficiente.

 

Com a globalização e as tecnologias de hoje em dia, o ser humano tem sido jogado numa realidade confusa que vem com responsabilidades e cobranças sempre maiores sendo determinantes para a sobrevivência nesse mundo que nunca para de evoluir. Mas ninguém está imune.

 

Se “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades” quanto mais aparelhos e aplicativos temos para facilitar as nossas vidas, mais coisas vêm se tornando indispensáveis e, em seguida, descartáveis. Mesmo dominando esses “facilitadores”, podemos não dar conta da demanda tarefas que são sempre mais do que podemos executar, de fato.

 

Com isso, os seres humanos dormem cada vez menos e têm cada vez mais coisas para fazer. 24 horas não parecem suficientes para a realidade atual.

 

Gerenciar o tempo é foco na coisa errada.

 

É impossível alterar a quantidade de hora que tem em um dia.

 

A hora sempre terá o equivalente a 60 minutos.

 

O minuto sempre terá o equivalente a 60 segundos. E assim por diante.

 

Infelizmente, por menos que a gente goste disso, o tempo é um fato e não há nada que a gente possa fazer quanto a isso.

 

Por isso não dá para simplesmente “Gerenciar o Tempo”.

 

E se você não consegue ser produtivo num dia com 24 horas, se a quantidade de horas dentro do mesmo dia aumentasse, isso apenas faria de você uma pessoa ainda mais improdutiva.

 

Acontece que pelo fato de o tempo ser um algo finito e intocável, o máximo que a gente pode fazer é se adaptar a ele e saber quais são os métodos que vão, realmente, fazer nos dar meios de aproveitar o melhor possível, dentro de sua limitação.

 

É inútil separar uma hora, um dia, um mês ou mesmo um ano para realizar as tarefas que temos que fazer.

 

Quantas vezes você já não viu alguém tomar uma decisão de ano novo que teve que ser renovada no ano seguinte?

 

A pessoa teve um ano para cumprir esse objetivo… e falhou.

 

O problema verdadeiro não é o tempo, e sim, as pessoas.

 

O ser humano é comandado por seus hábitos.

 

E esses hábitos podem ser produtivos ou destrutivos.

 

Tudo depende do objetivo traçado.

 

E objetivo tem que ter prazo.

 

Se, ao contar a quantidade das coisas que faz dentro dum prazo definido, você chega ao seu objetivo final, os seus hábitos são produtivos.

 

Caso contrário, você tem hábitos destrutivos e deve imediatamente fazer algo a respeito do seu comportamento com relação às coisas que tem que fazer.

 

Para ter a melhor produtividade sem ter que alterar o tempo, 3 passos podem ser seguidos a partir de agora:

 

1.            Determine um prazo

Objetivo sem prazo é sonho. Caso contrário, o resultado será cada vez mais coisas incompletas que só vão ser adiadas ainda mais e o sentimento de culpa que vem com isso.

 

2.            Divida seu projeto

Quebre seu projeto em pedaços menores. Assim, você pode se dedicar mais aos detalhes e o sentimento de conclusão de cada uma delas é melhor do que a sensação de que ainda falta muito quando a tarefa é grande e ainda não chegou ao fim.

 

3.            Estabeleça uma ordem

Separe tudo por ordem de importância. Quando cada tarefa estiver clara, comece pela mais importante e passe para outra somente quando essa estiver concluída.

 

Claro que o homem não é uma máquina e precisar “respirar” de vez em quando. Tão improdutivo quanto a falta de foco nas atividades, é não ter um tempo para abastecer suas energias, o que é a principal causa de problemas como estresse, estafa e coisas do tipo. Porém, se você destacar coisas que você queira fazer como recompensas para o final de cada tarefa ou conjunto de tarefas, isso servirá de estímulo para a sua conclusão.

 

Uma boa ferramenta pode ser o ponto chave para medir e ajudar na produtividade pessoal ou de um grupo.

 

Nós, por exemplo, estamos usando o Runrun.it, uma ferramenta online para gestão de projetos, tarefas e equipes, para produzir esse artigo.

 

O Runrun.it é uma ferramenta online ideal para gestão de projetos, tarefas e equipes.

 

Se você ainda não conhece o Runrun.it, veja as Primeiras Impressões do Digaí  sobre o Runrun.it.

 

Crie agora a sua conta gratuitamente e pare de perder tempo.

 

E você?

 

Digaí nos comentários qual tem sido a estratégia que tem usado para uma produtividade mais efetiva.

 

Tire também suas dúvidas ou compartilhe qualquer informação que possa enriquecer esse post, que eu vou ali recarregar minhas baterias após a conclusão de mais uma tarefa bem sucedida com o Runrun.It.

 

Posts Relacionados