No último ano tropecei neste mundo de startups e desde então tenho compartilhado essa trajetória aqui no Digaí – como vocês podem conferir nos posts publicados a partir de Junho do ano passado. Nesse período, tenho vivido intensamente este universo que me fez mergulhar na essência do empreendedorismo através da prática diária de diversas habilidades que estavam adormecidas nas rotinas de um empresário tradicional.

 

Neste período, passei por eventos como DEMOBRASIL, INOVATIVA BRASIL, visitei diversas incubadoras, fui ao Vale do Silício e conheci diversos empreendedores, investidores anjo, aceleradoras, mentores, fundos de venture capital e percebi que existe um grande volume de pessoas que querem construir produtos e negócios que resolvam problemas reais com uso de tecnologia, mas que vivem num mundo paralelo e desconhecido dos demais.

 

Em paralelo, tomei algumas decisões para manter minha mente focada e otimista para canalizar minha atenção na minha startup – SaleSIM. Uma dessas decisões foi parar de assistir televisão, principalmente, os programas jornalísticos e as novelas, afinal, percebi que o maior volume de notícias dos jornais me deixavam pessimista e as novelas, em minha opinião, me mergulhava em vidas paralelas sem significado para mim.

 
Bem, mas como tudo na minha vida muda sempre, bati de cara com um anúncio da nova novela da Globo: G3R4ÇÃO BR4S1L. Segundo a sinopse – fui ver no site da Globo – a trama trata da vida de Jonas Marra (Murilo Benício), uma espécie de Steve Jobs nascido no Brasil, que aos 18 anos foi para o Vale do Silício e revolucionou o mercado mundial da informática com um computador de baixo custo e fácil manuseio. Ele retorna ao Brasil 20 anos depois para encontrar seu sucessor conectando alguns pólos de tecnologia no Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo e Recife) com o seu império no Vale do Silício.

 
Vendo isso, fiquei pensando em todas as iniciativas privadas e governamentais desenvolvidas que custam fortunas e atingem a públicos já pré-selecionados que estão buscando criar um maior entendimento sobre o ecossistema das startups, mas que progridem a passos lentos e com pouca escala.

Mesmo para quem já se encontra neste ambiente de startups, não me parece tarefa fácil explicar aos seus familiares, amigos e potenciais clientes como você pode dedicar tanto tempo a algo pouco tangível, que não gera dinheiro durante algum tempo e que às vezes pode parecer mais diversão que um negócio real.

 
Hoje tomei uma nova decisão e vou abrir uma exceção para assistir a novela G3R4ÇÃO BR4S1L e espero que desta forma possamos popularizar, educar, escalar e atrair mais pessoas para dentro do ecossistema de startups com menos esforço. Então, no dia 05.05.2014 não me liguem no 1º capitulo da novela, pois estarei na sala com minhas filhas e esposa ligado no Jonas Marra. Agora terei um novo assunto para falar com elas e com várias pessoas que vão querer aprender a como empreender.

Posts Relacionados