O que significa investidor-anjo? E a sua importância para o mercado?

Está precisando de investimentos em sua startup ?

.

Este conceito de investidor-anjo surgiu nos Estados Unidos, terra do Vale do Silício – cenário da famosa menina do vale (Bel Pesce) – e, geralmente, diz respeito ao empresário/executivo que já desenvolveu uma carreira de sucesso e que agora aplica seu dinheiro e sua experiência em empreendimentos. Para isso, costuma empregar cerca de 5% a 10% do seu patrimônio em startups.

.

Claro, além da auréola celestial, existe uma expectativa no retorno do capital investido. Ou seja, eles aplicam o dinheiro em negócios com alto potencial de impacto na sociedade e  retorno financeiro . Esse viés santificado – dado aos empresários que realizam essa atividade – é resultado das ações de homens que historicamente “salvaram” algumas quase falidas companhias da Broadway. Do espetáculo à tecnologia das startups nos dias de hoje, eles vêm injetando boa dose de dinamismo na economia do mercado global.

.

Ainda há muito que se desenvolver, nesse aspecto, o nosso país. No cenário americano essa dinâmica movimenta por volta de 21 bilhões de dólares. Mas, não só de dinheiro estamos falando aqui. Esse tipo de negócio movimenta também  valores intangíveis.

.

Movimenta conhecimento, experiência e mentoria. Os anjos investidores tornam-se uma espécie de mentores das novas empresas ao compartilharem informações, através do networking e experiência que possuem. Agora, essa iniciativa bacana esbarra em um problema bem de país emergente – a informalidade de muitos empresários e seus respectivos negócios.

.

É interessante ficar atento quem quer ser um Angel Investor, pois empresas nascentes geralmente tem alto potencial mas pouca liquidez nos seus primeiros passos empresariais.  Elas podem ou não darem certo, o que significa se tratar de um investimento de alto risco. Mas, para você não achar que estou com olho gordo no sucesso alheio, considero que elas podem, sim, gerar tanto lucro e impacto ao ponto de desbancarem o Facebook na bolsa de valores.

.

Exageros à parte, caso você queira ganhar dinheiro com a sua startup e/ou seu investimento é necessário o  estudo , a estratégia, a persistência, o planejamento e a visão de futuro para a empresa.

Há, inclusive, várias maneiras honestas de se conquistar o primeiro milhão. Uma delas é esta, dá uma olhada.

.

Você está investindo em alguma empresa? O seu negócio possui investidores-anjo?

Compartilha com a gente como é essa experiência e o quão agregadora ou não ela é.

Posts Relacionados