O Twitter mal começou a testar um novo visual e a turma na internet já começou a reclamar, e muito!  Tudo porque as mudanças parecem mudar muito a forma como os usuários vão se relacionar com o microblog.

 

E ninguém gostou muito disso.

 

O YouPix cravou logo “tem um Facebook no Twitter”.

 

Já o pessoal do Mashable brincou, “parece o filho do Facebook com o Google Plus”.

 

 O que muda?

 

Mas calma aí. Quer saber o que vai mudar? Eu explico.

 

Todas as novidades testadas até agora mostram um Twitter muito mais voltado para as imagens.  Os updates serão apresentados em um formato parecido com o Pinterest. Serão quadradinhos com a imagem em destaque e o texto acima. Os tuites sem imagem serão dispostos da mesma forma, mas ficarão bem menos vistosos.

 

O texto da bio e o avatar vão para o canto esquerdo da página. E o perfil vai ganhar uma imagem de capa maior e mais comprida. Bem parecida com a que temos no Google Plus.

 

Outra novidade apareceu ali ao lado das informações sobre quem você segue e quem segue você. Aparentemente, o Twitter vai disponibilizar um menu chamado fotos/vídeos. A função desse espaço será destacar postagens desse tipo que você tenha feito no microblog. Parece um pouco com o Facebook, não é?

 

Olha como vai ficar o novo Twitter. Fonte: Mashable.

Olha como vai ficar o novo Twitter. Fonte: Mashable.

 

 Jeoás Farias (@JeoasFarias), da iConcepto, achou que as mudanças deixou o Twitter semelhante ao Flipboard. Mas ele lembra que, em muitos aspectos, redes como o próprio Facebook e o LinkedIn já imitaram o microblog em outras ocasiões.

 

Visualmente falando, o Twitter vai ficar bem bonito, elegante e amigável. Mas…

 

 As mudanças são ruins?

 

A reclamação geral diz respeito ao seguinte. Está tudo muito bom, está tudo muito bem, mas o Twitter é conhecido por disponibilizar notícias e atualizações rápidas. São os famosos textos em 140 caracteres que nós aprendemos a usar e gostar tanto.  O foco do Twitter sempre foi, portanto, nas palavras. E não nas imagens. Essa mudança, que parece ser apenas estética e visual, pode mudar completamente a forma como a gente usa o nosso querido microblog.

 

A visualização nos updates certamente fica mais lenta. Em uma “passadinha” rápida no Twitter hoje permite que a gente veja várias notícias rapidamente. Com as imagens maiores e na nova disposição nova o número de posts que você consegue ver em uma “olhadinha” será menor.

 

Outra potencial diferença grande será o fato de que, para melhorar a audiência dos posts, os tuiteiros deverão prestar mais atenção às imagens anexadas ao texto. Elas vão captar ou não o olhar de quem lê. Isso é bem diferente do que estamos acostumados hoje, não é?

 

Então, talvez vamos mudar completamente a forma como usamos o Twitter. E muita gente não está gostando disso.

 

Eu fiquei com uma pulga atrás da orelha…

 

Já Karina Rocha (@karinacomkrocha), jornalista, professora e diretora executiva da Fazedoria Digital, adorou. “Eu curti demais, achei a cara do Pinterest, que hoje é meu lugar preferido na web. O texto continua lá, mas agora com o reforço da experiência visual inspirada no sucesso do Pinterest e Instagram. Se a imitação é o melhor elogio, Google e Facebook devem estar super felizes também com essas mudanças do Twitter. O novo Twitter tem tudo pra cativar a velha guarda e conquistar novos usuários, sobretudo aqui no Brasil”, diz.

 

Jeoás concorda que as mudanças podem revigorar o posicionamento da rede no mercado. “O Twitter já foi tendência e com essa mudança de layout mostra que percebe a necessidade de ser mais visual. Mesmo considerando que seu charme é ser simples e em formato texto, acho que  isso estava fazendo as pessoas fugirem dele”, diz

 

 O que sabemos até agora?  

 

“Diferente de outros players desse mercado, o Twitter é conhecido por usar fases de testes antes de fazer mudanças radicais”, conta Karina. “A mudança mais recente até agora, está disponível apenas para alguns usuários selecionados”.

 

É verdade. A própria empresa ainda não se pronunciou sobre as mudanças e está tudo sendo testado ainda. Alguns perfis receberam as novidades de forma aleatória, para experimentar. O problema é que um dos “sorteados” (será mesmo?) foi um dos editores do site Mashable, Matt Petronzio (@mattpetronzio). Aí a notícia se espalhou rapidinho na internet gerando vários comentários.

 

Então, vamos aguardar e ver o que o Twitter vai trazer para a gente.

 

Curtiu?

 

E você? Curtiu possíveis mudanças como Karina e Jeoás ou ficou desconfiado como eu? Digaí em um tuite para @suzanavalenca.