Que tipo de internauta você quer na Fan Page da sua empresa?
Diariamente, curtimos postagens e comentários de “amigos” no Facebook, algumas vezes porque gostamos do post, outras porque o autor é realmente nosso amigo e está com poucos likes, sem contar aquelas vezes que curtimos um comentário para encerrar uma conversa, ou algo do tipo.
Mas, e nas Fan Pages das empresas? O que leva um internauta a curtir uma postagem da marca, e muitas vezes, compartilhá-la? O que leva um consumidor a curtir a Fan Page da marca?
.
A partir de uma análise empírica de Fan Pages de marcas globais, nacionais e MPE’s é possível perceber, basicamente, 6 grupos de “Fans” de uma marca, que podem ser denominados como:
Fan Consumidor
É aquele que curte a Fan Page e as postagens da marca porque consome os produtos, se identifica com os mesmos.
.
Fan Prospecto
Curte a Fan Page das marcas por apresentar um certo interesse no consumo do produto (embora nem sempre tenha condições para tal).
.
Fan Brindeiro
Geralmente curte a página da marca e compartilha as postagens porque terá a chance de receber algo em troca (sorteios e promoções, por exemplo).
.
Fan Analista
É aquele que curte a marca com fins de pesquisa e análise (analistas de monitoramento, analistas de inteligência de mercado, analistas de mídias sociais).
.
Fan Revendedor
Presente na Fan Page de empresas que possuem sistema de revenda (purificadores de água e cosméticos, por exemplo). Ao compartilhar algo, está interessado na divulgação dos produtos que revende.
.
Fan Amigo
É aquele que geralmente está presente em Fan Pages com poucos Fans, ou na página de micro e pequenas empresas, ou ainda, em comunidades do Facebook. Costumam curtir a página por consideração e amizade com criador da mesma. Geralmente ficam sabendo da página a partir de um convite que recebe para curtir a página.
.
.
No livro Marketing 3.0, o autor Philip Kotler diz que “as marcas pertencem aos consumidores. A missão da marca agora passa a ser missão deles. O que as empresas podem fazer é alinhar suas ações com a missão da empresa.” Nenhuma empresa, está livre de possuir Fans “indesejados” em sua Fan Page, porém, pode gerenciar e dar um enfoque ao tipo de Fan que pretende possuir na rede.
.
Na Prática
Se você quer aumentar o número de Fans na sua Fan Page, independente de quem for o “curtidor”, pode desenvolver campanhas promocionais com distribuição de brindes (do tipo “curta, preencha o formulário e ganhe”), para alcançar likes dos Fans brindeiros.
.
Se não o interessa possuir Fan Amigo, não deve convidar todos da sua rede de amigos para curtir a página, só quem for da área de interesse.
.
Já se você quer atrair seus revendedores para a Fan Page da marca, vale um convite ao mesmo, no momento do fechamento da parceria de revenda, ou até um e-mail.
.
Os Fans mais desejados pelas empresas são os “Fans consumidores” e “prospectos”. Uma estratégia baseada em marketing de conteúdo ajuda bastante na hora de atrair likes desses fans.
.
Para conquistá-los, a marca terá que alinhar suas estratégias na rede social, à sua missão, seu mix de produtos e ao perfil de seus consumidores, aumentando desta forma, o engajamento e o nível de envolvimento do internauta pela marca.