Se você está por dentro das estratégias de marketing digital, com certeza sabe que o infográfico é uma excelente maneira de atrair não só a atenção do usuário como também de outros blogs e sites.

Mas se você é novo por aqui, vamos te falar rapidamente no que ele se baseia, para depois mostrar como se dá a sua aplicação e quais as suas vantagens.

O infográfico nada mais é do que uma maneira mais atraente de mostrar informações e dados, por meio de imagens e textos ilustrativos.

Eles são excelentes para quem deseja proporcionar uma boa experiência ao usuário, tendo em vista que as pessoas aprendem mais observando figuras e imagens (pelo menos é o que apontam as pesquisas).

E a experiência do usuário é um critério de ranqueamento bastante relevante para o Google. Ou seja, se você quer aparecer nos primeiros resultados nas páginas de buscas, utilizar um infográfico pode ser uma grande ideia.

Mas como produzí-los? Como fazer um de qualidade? Continue aqui com a gente que vamos te mostrar aspectos essenciais para você utilizar um infográfico com eficácia.

Infográfico como ferramenta de marketing digital

Para se destacar em um ambiente tão competitivo como a internet, o produtor de conteúdo precisa utilizar as estratégias mais efetivas. E entre elas está a aplicação de infográficos.

Mas de nada vai adiantar se o conteúdo for feito de qualquer maneira, se o formato não for adequado, se a informação contida não for relevante e, acima de tudo, se o usuário não ficar satisfeito. Afinal de contas, toda postagem tem como objetivo principal agradar o público.

Construção de um infográfico para o marketing digital
Fonte: Pexels.com

O infográfico é bastante efetivo pois ele facilita o entendimento do usuário. Por ele ser feito a partir da união de textos e ilustrações, acaba ativando mais partes do cérebro, acelerando a captação da mensagem.

De certa maneira, a construção de um infográfico deve responder a um questionamento através de um conteúdo interessante e atrativo. Se isso for feito, há grandes chances do usuário continuar no seu site/blog e compartilhar as informações ali contidas.

Nada mal, não é mesmo?

Construindo um infográfico

Para construir um infográfico você deve ter em mente que essa é uma forma de sanar uma dúvida do seu público. Essa resposta poderia ser dada em um texto de blog, em um vídeo, em uma postagem no Instagram, ou em outros formatos.

Mas se você achou que utilizar um infográfico seria interessante, é importante saber o que é preciso para fazer um de qualidade.

Para você ver como esse modelo tem se tornado cada vez mais eficiente, nos últimos seis anos houve um aumento de 800% na construção de infográficos.

Um crescimento e tanto, não?

O melhor de tudo é que para fazer um conteúdo desse você não precisa investir um só centavo. Há hoje no mercado diversas plataformas que ajudam a elaborar intuitivamente um material bastante rico.

Entretanto, de nada adianta a parte gráfica ser atraente se o conteúdo não estiver à altura. Por isso é muito importante que as informações sejam relevantes para seu usuário.

Caso contrário, ele não ficará muito tempo na sua página nem vai compartilhar o conteúdo com outras pessoas.

O uso do infográfico no marketing digital
Fonte: Pexels.com

Para fazer um bom infográfico você vai precisar unir três elementos: texto, imagens e gráficos.

  • Texto: os textos não precisam ser longos. Eles devem ser concisos e indicar de maneira objetiva o que está representado na imagem ou no gráfico;
  • Gráficos: eles devem ser atrativos e dinâmicos. Misture vários formatos como pizza ou barra. As cores também são excelentes para dar mais destaque visual, embora o excesso possa acabar prejudicando a mensagem.
  • Imagens: As imagens vão conversar com os textos e gráficos, então procure aplicá-las na medida correta. As cores também devem ser utilizadas com atenção, seguindo a paleta de cores do seu site, blog ou empresa. Isso ajuda na associação do usuário à sua marca.

Além disso, é importante você ter em mente qual o objetivo desse infográfico. É para aumentar as visitas do site? É um conteúdo de topo de funil? Fundo de funil? Decidir isso vai ajudar na construção e na divulgação do infográfico.

O que pode te ajudar bastante antes de criar esse material é criar um esboço (pode até ser em um papel mesmo) de como você espera que fique toda ideia, desenho, textos, cores. Fica até mais fácil para materializar tudo depois.

Dica: utilize sempre um CTA no infográfico.

O CTA vai ajudar a indicar para o seu usuário a ação que você espera dele. Você quer que ele compartilhe? Então peça para ele compartilhar. Quer que ele baixe algum e-book? Então fale o que ele deve fazer.

Exemplo de infográfico

Depois de falar o que um bom infográfico deve conter, chegou a hora de mostrar um bom exemplo. Se você observar bem, vai perceber que ele contém todos os pontos que citamos no texto acima.

O infográfico abaixo foi construído pela Evolut Escolas Técnicas, e mostrou um raio x dos cursos técnicos no Brasil.

Produção: Unu Digital

Veja que há uma harmonia entre os textos e ilustrações, além das cores chamarem a atenção do usuário. O conteúdo também é bastante atrativo para quem está lendo, pois os alunos e interessados em ensino técnico têm curiosidade de saber quais cursos são mais valorizados e quais pagam salários altos.

Isso contribui para o compartilhamento espontâneo, fazendo com que mais pessoas tenham acesso ao material. Esse é o tipo de divulgação esperada por quem publica um infográfico, pois valoriza ainda mais o conteúdo.

Além disso, quanto mais tempo o usuário fica lendo o infográfico, melhor para o ranqueamento do Google. Juntando aos outros critérios avaliados pelo mecanismo de busca, as chances da página aparecer entre os primeiros resultados são ainda maiores.

E aí, amigo, você está preparado para criar seus primeiros infográficos? Comenta aqui embaixo o que você acha desse material como estratégia de marketing digital.

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