O Instagram anunciou que, a partir de agora, será mais rígido em relação à remoção de likes e comentários de perfis falsos, assim como seguidores considerados fakes. A ideia é reduzir a quantidade de perfis que praticam serviços irregulares, já que esse tipo de comportamento viola os termos de uso da plataforma.

Já não é novidade o aumento no número de perfis falsos criados diariamente no Instagram. Pensando nisso, a plataforma decidiu usar a inteligência artificial, a fim de monitorar as atividades e identificar contas que estejam sendo beneficiadas pela prática.

Instagram Social Media

Fonte: PxHere.com

Como funciona a remoção de likes, comentários e seguidores falsos

Muitas contas estão usando aplicativos externos para aumentar a popularidade a cada postagem no Instagram. Isso ocorre por meio de likes e comentários feitos por meio de perfis falsos, fato que é totalmente antiético e foge do “assinado” pelo usuário ao aceitar os termos de compromisso no momento em que cria uma conta.

Ao perceber essa violação por meio de bots (robôs digitais), o Instagram vai excluir automaticamente likes, comentários e seguidores falsos, impossibilitando, com isso, que eles continuem executando esse tipo de ação.  

Além disso, ao suspeitar de um perfil que está sendo beneficiado, o Instagram enviará uma mensagem solicitando a alteração da senha pelo usuário. Essa ação será necessária, segundo a plataforma, para assegurar o perfil após uso de ferramentas ou aplicativos responsáveis pelos comentários e likes de forma automática.

Instagram aplicativo

Fonte: PxHere.com

Por que o Instagram só passou a monitorar os fakes agora

Uma matéria veiculada no New York Times mostrou que, após o surgimento dos “nanoinfluenciadores” (pessoas populares que ganham produtos e serviços em troca de exposição de marcas de terceiros), muitos aproveitaram para recorrer a aplicativos irregulares.

A ideia desses nanoinfluenciadores é ampliar a interação do público com seus posts para que, dessa forma, seja comprovada a sua “popularidade” nas redes. O objetivo é justificar, por meio de muitos likes e comentários, que a sua conta merece ser vista como influenciadora digital.

A partir daí, o Instagram começou a se preocupar com as ações dos fakes e, por isso, decidiu passar a monitorar e excluir likes, comentários e seguidores falsos. Agora, o seu perfil poderá ser monitorado a qualquer momento.

O que você achou desse monitoramento do Instagram?