É provável que você já tenha sido marcado por aquele maldito post do seu amigo(a) sobre como perder peso com o produto Ultra Slim, da multinacional Healwheel. E agora?

.
Antes de qualquer coisa, calma. É um vírus, mas nada que vá autodestruir seu HD, roubar suas senhas ou transferir todo dinheiro da sua poupança pra minha (Muahaha). Mas sim, ele é CHATO PRA CARAMBA. E isso já é o bastante.

 

 

Virus-no-facebook

 

 

 

 

.
Se você entra no Facebook com frequência já deve ter sido “taggeado” pelo seu(ua) amigo(a) dizendo “Nem eu acredito, mas é verdade…” e o suposto link do vírus. Se ainda não foi, ótimo! Se você já foi, ou não, podemos te ajudar com alguns passos.

.
1 – Não clique no link! (isso vale pra qualquer link que você não conhece, ou desconfia. Mesmo sendo enviado pelo seu amigo. Por via das dúvidas, confirme se ele realmente enviou o link)

.
2 – Se você foi marcado, calma. Ainda não foste infectado (ela só ocorre se você clicar no link – e as vezes nem isso).

.
3 – Antes de remover a marcação eu aconselho a denunciar. Isso não vai resolver de imediato, mas é válido para informação de segurança do Facebook. Quando várias pessoas reportam um “abuso”, a equipe de segurança vai investigar – foi o que ocorreu e estão atrás do autor.

.
4 – Se seu dedinho foi mais rápido que a força da mente e você acabou clicando, verifique em configurações os apps instalados na sua conta do Facebook. Se não tiver nada de diferente, vá nas extensões do seu navegador. Provavelmente lá estará a extensão indevida.

 .

Bruno Ahualli, administrador da empresa Healwheel do Brasil, informou que sua rede de afiliados é grande e que provavelmente um deles é o responsável por esse “pishing”. A atitude não condiz com os princípios da empresa.

 .

Ainda segundo Ahualli, em resposta ao G1:

 .

“Estamos em contato com a IID (Internet Identity), que tem o Facebook como cliente e detectou o anúncio indevido, para rastrear o afiliado (publisher) que espalhou isso”
“É ruim para nosso ecossistema que um afiliado faça isso”

 .

.

 

Está mais do que na hora do Facebook ter uma caixa de spam, como temos nos e-mails, não acham?

Posts Relacionados