Séries de debates sobre políticas e cidadania na internet têm provado muita eficácia em campanhas municipais.

Com as eleições na primavera, o candidato a campanhas locais deve preparar séries de webinar/hangout para promover sua liderança. As conversas devem ser dirigidas estritamente ao nível local. Se você pretende ser candidato, faça na web uma série de eventos imperdíveis sobre o seu município. É importante pesquisar antes e desenvolver um plano de campanha para chegar às pessoas certas em sua comunidade que podem participar, voluntários, e garimpar insights, pois suas primeiras ações em sua campanha são críticas.

Claro, a televisão ainda é muito forte, penetra em milhões de lares ao mesmo tempo e indistintamente, mas esse quadro está mudando com muita rapidez. Tecnologias de comunicação digitais são agora centrais para a nossa compreensão da vida política, social, econômica e cultural. Uma boa pauta de conteúdo web para eleições locais é seguramente o webinar.

 

Mas o que é o webinar?

Mas o que é Webinar? Webinar ou webinário é um tipo de webconferência na qual a comunicação é de uma via apenas, ou seja, somente uma pessoa se expressa e as outras assistem. A interação entre os participantes é limitada apenas ao chat, de modo que eles podem conversar entre si ou enviar perguntas ao palestrante ou grupo de pessoas em conversas. O nome vem de uma abreviação de web-seminário.

 

E o que é Hangout?

O Google Hangouts é uma ferramenta do Google que permite aos usuários de todo o mundo fazer vídeo chats, seja para colaborar ou compartilhar com facilidade assuntos profissionais e pessoais. Há uma série de funcionalidades disponíveis no programa.

 

Pré-Campanha, o momento propício!

Este momento de pré-campanha é ideal para esse tipo de evento. É a hora que se deve levantar os problemas da cidade, conversando com profissionais capacitados sobre os temas para compreender e opinar na formulação de políticas municipais. A política em si está passando por uma grande mudança com o impacto das novas comunicações, redes sociais, jornalismo cidadão e tendências, pontos relacionados que requerem novas perspectivas.

A falta de informações confiáveis ​​sobre políticas públicas é mais uma razão para se promover webinars com projetos criativos para reunir informações ou ligar os pontos de acesso a esses dados. Ao olhar para as melhores práticas, vamos também tentar identificar exemplos de coisas inspiradoras e inovadoras, que estão sendo feitas nesse sentido em toda parte.

 

Defina os temas:

Indo além da tecnologia, a ideia é que você cubra possíveis vazios de informações da sua cidade. Ao longo dos webinars, discuta diferentes maneiras de aumentar a conscientização e participação do cidadão, e apresente ideias criativas que injetem informações políticas na vida cotidiana das pessoas. Mas é importante que a discussão em torno dessas informações seja relevante num nível individual, como é a solidão do eleitor na urna eleitoral.

 

Construa o webinar/hangout:

Escolha um tema e um título que tem um grande potencial de pesquisa. Por exemplo, você pode fazer um webinar sobre  o pleno emprego no mercado de trabalho. Configure o webinar com o seu provedor e pegue o link de inscrição que eles fornecem. Você vai incluir isso no e-mail que os usuários recebem depois de terem se registrado.

É importante criar uma página no seu site ou blog com um nome do evento, nome da empresa e endereço de e-mail para registrar e ter todas as informações sobre o webinar.

Você também deve também criar uma lista de táticas que vai usar para distribuir informações sobre o webinar: Comunicado de imprensa, redes sociais, e-mail, blog, anúncios no Facebook, Google…

Faça um vídeo de um minuto para descrever o que as pessoas vão aprender no webinar. Você pode abrigar isso em seu site e/ou blog, distribuí-lo através das redes sociais e usá-lo no e-mail marketing.  Os seres humanos são criaturas visuais. Você vai se surpreender com o quão bem isso funciona.

Dias antes do webinar, distribuir um comunicado de imprensa. Se você tem um boletim de notícias, incluir o webinar no e-mail um mês antes da sua data.

Uma semana antes do webinar, você deve fazer barulho na comunicação social e um ou dois posts no blog (se você tem um blog).

A partir das páginas de mídia social que você criou, comece a postar o webinar em suas redes sociais. Peça a sua equipe para fazer o mesmo. Se você tem um orador convidado para o webinar, é fundamental promover o seu perfil.

Se você tem um blog, escreva um post sobre o que as pessoas podem esperar do evento. Este não é um passo de vendas. É um conteúdo valioso e educacional que motiva as pessoas a se registarem. Deve ser um conteúdo relevante e compartilhável, ou melhor, ele deve ser memorável, pois deve ser matador no sentido de fisgar a atenção do usuário.

Certifique-se de gravar, porque em torno de 50% das pessoas que se inscreveram não vai aparecer. Após o webinar, envie um e-mail para todos que se registraram com um link para acesso à gravação.  É também importante colocar a gravação em seu site  para que você possa rastrear visitas e downloads. Você também pode colocá-lo atrás de uma página de destino para que qualquer pessoa nova tenha que digitar o seu endereço de e-mail para baixá-lo.

A maior parte das pessoas que se inscreverem para o seu webinar serão leads qualificados. Alguns serão concorrentes, porque eles querem ver o que você está fazendo e vão copiar, mas a maioria vai ser de pessoas que querem ouvir o que você tem a dizer.

As campanhas são sobre escolhas. Como você efetivamente vai apresentar sua candidatura aos eleitores? Explore o que é preciso para criar mensagens vencedoras voltadas à sua campanha local. Se você está com vários desafios, traga eles para junto dos eleitores de uma forma que destaque seus pontos fortes. Se você não definir a si mesmo, os meios de comunicação de massa ou os seus adversários vão fazer isso por você e, acredite, isso geralmente não é bom.

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