Escolher a melhor palavra-chave do Google é um dos pontos principais dentro de uma estratégia de marketing digital. Ao defini-la, a intenção dos profissionais de marketing digital é aumentar o tráfego e conquistar o primeiro lugar na plataforma de busca mais disputada do mundo. Com a nova atualização do Google, a ideia é proporcionar uma melhor experiência para o usuário durante as suas pesquisas, ou seja, considerar a intenção, não mais apenas a palavra-chave exclusivamente.  

Para os profissionais, talvez essa atualização não seja uma das melhores, já que eles focam bastante na palavra-chave. Mas para os porta-vozes do Google, a prioridade ao analisar um conteúdo é pensar na satisfação do usuário.

Trabalhando com o notebook
Fonte: Glenn Carstens-Peters / Unsplash.com

Como funciona a palavra-chave do Google

O Google Bot, algoritmo do Google responsável por fazer a leitura das palavras-chave, já está habilitado para fazer essa releitura na hora em que um usuário fizer uma busca por determinada palavra.

Ele vai identificar qual a intenção da pessoa que está buscando por aquele assunto e, com isso, vai oferecer links com conteúdos que possam ser de seu interesse, mesmo que não estejam totalmente relacionados à palavra-chave digitada.

Para usar dessa estratégia, o responsável pela campanha precisa informar ao Google se a correspondência é exata ou ampla. Tudo vai depender do que interessa para o seu objetivo de marketing, que normalmente é previamente planejado.

Dessa forma, ao selecionar “ampla”, o usuário vai contar com a exibição de conteúdos diferentes, que não necessariamente estejam ligadas à palavra-chave. É uma forma de oferecer conteúdos que, muitas vezes, o usuário ainda nem tenha pensado sobre o assunto o qual está pesquisando.

Caso a opção seja “exata”, apenas um pequeno grau de variação será mostrado para o usuário. Os resultados serão muito próximos da palavra-chave, apenas alterando entre erros ortográficos e formas no plural, como normalmente acontece hoje.

Pesquisa no Google
Fonte: Benjamin Dada / Unsplash.com

Motivo da mudança da palavra-chave do Google

Entre os principais motivos dessa mudança da palavra-chave do Google, está o priorizar a tendência de realizar mudanças na internet, a ponto de criar uma rede mais ampla para todos.

Essa generalização de resultados influencia no senso crítico do usuário, uma vez que ele tem a oportunidade de se “deparar” com vários tipos de conteúdos e eliminar o que não lhe interessa.

A ideia é não criar uma rede restrita, pensada apenas no buscador, como é feito por muitos profissionais atualmente. O foco é favorecer um ambiente amplo, com vários conteúdos para que ele possa decidir o que é melhor pra ele naquele momento.

E aí, amigo, você gostou dessa novidade do Google?

Posts Relacionados