Em um levantamento realizado recentemente pela ICTS Outsourcing, foi revelado que Relações interpessoais são o maior tipo de reclamações em empresas brasileiras. A ICTS é uma empresa de consultoria, auditoria e serviços em gestão de riscos, sediada no Brasil mas que opera em escala global.

A coleta de dados foi feita a partir de 175 mil reclamações feitas pelos colaboradores das mais de 300 empresas que utilizam o serviço da ICTS. Após uma análise, foi possível criar um perfil dessas informações, as reclamações de relações interpessoais representaram 43,9% do total. Desses, grande parte está ligada a assédio moral e sexual.

Homem brigando com mulher no trabalho

Denúncias nas empresas

Além dos protestos citados anteriormente, outros agravantes também são vistos com maus olhos pelos profissionais dessas empresas. Entre elas estão a prática de atitudes ilícitas e mal intencionadas e o descumprimentos de normas internas, com 33% e 22% do total das reclamações, respectivamente.

Embora o ato de fazer algum tipo de protesto não seja feito por muitas pessoas, cerca de 28% das objeções analisadas pela ICTS não foram de denúncias anônimas. Um fato que chamou atenção é que em 55% das vezes um líder da empresa está diretamente ligada ao ato reclamado.

Mulher preocupada em frente ao computador

Aumento no número de denúncias

As empresas têm percebido que nos últimos anos tem aumentado o número de denúncias por parte dos colaboradores. Entre 2016 e 2017, por exemplo, a ICTS percebeu um crescimento de 46% na quantidade de reclamações. Cassiano Machado, sócio diretor da ICTS, revelou que do ano passado para 2018 os relatos de assédio sexual também foram maiores.

O principal canal utilizado para as reclamações foram feitas pelo computador e durante o horário de expediente. Mas Cassiano comentou a importância das criarem outros meios que possam dar voz para os colaboradores. De todas as denúncias recebidas, 69,5% foram classificadas como “em processo de apuração”, enquanto que 53% foram dadas como confirmadas.

E aí, amigo, o que você acha que as empresas devem fazer para evitar esses tipos de problemas?