Produzir conteúdo para a internet se tornou uma estratégia de marketing digital bastante eficiente. Entretanto, nem todas as empresas sabem elaborar corretamente um plano de comunicação online. Isso ficou claro na última pesquisa da Kantar Millward Brown, companhia americana especializada em marketing e branding.

O estudo, intitulado AdReaction – A arte da integração, mostrou que a produção de conteúdo deve ser omnichannel, ou seja, deve estar presente em mais de um canal. Além disso, para que a estratégia seja eficiente, é necessário que o material seja adaptado de acordo com a mídia que esteja sendo veiculada a publicação.

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Resultado da pesquisa

O levantamento apontou que as campanhas que são adaptadas de acordo com o canal de publicação podem ser até 57% mais efetivas. Isso pode ser identificado ao analisarmos a percepção do brasileiro em relação às propagandas em diferentes canais de comunicação. Atualmente, 84% das pessoas conseguem detectar a mesma publicidade em mídias diferentes.

Outros 45% revelaram que quando isso ocorre, há uma maior facilidade em assimilar o nome da marca, do produto ou serviço. A nova edição do estudo apontou cinco pontos principais que são essenciais para aumentar o impacto das ações omnichannel: integração, ideia, criatividade, canais e customização.

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Princípios que aumentam a eficiência

Em relação à integração, 89% dos profissionais de marketing disseram que fazem campanhas com conteúdos integrados, embora isso seja percebido por apenas 76% dos brasileiros. Quando o mesmo princípio é avaliado em escala global, o resultado ainda é menos expressivo: 58%. Esses valores mostram que as empresas ainda não conseguem avaliar a efetividade do trabalho desenvolvido.

Além da integração, uma ideia central forte é outro ponto que pode ajudar no sucesso da campanha. A pesquisa revelou que conceitos mais consistentes são 64% mais efetivos na consolidação das marcas. É importante também salientar que é possível unir os canais online e offline, com publicações nas redes sociais e televisão, por exemplo.

E aí, amigo, você adapta os seus conteúdos de acordo com cada mídia?