Nos últimos anos, a publicidade sofreu diversas transformações, e uma das principais talvez tenha sido o aumento de anúncios feitos nas plataformas digitais. Uma das vantagens da internet é o custo menor se comparado ao investimento necessário em canais tradicionais como revista, televisão e rádio.

Entretanto, nos últimos meses, os links patrocinados, como são chamados os anúncios onde o usuário clica em um link, ficaram mais caros. Isso foi o que revelou o estudo “Paid Search Trends” da iProspect“, agência americana de marketing digital especializada em alta performance.

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Metodologia da pesquisa

Embora o estudo tenha sido realizado nos Estados Unidos, a coleta de dados foi feita com o rastreamento de anúncios online de diversos países ao redor do mundo. Foram verificadas mais de 2,5 mil contas no Google Adwords e aproximadamente 220 mil campanhas online ainda ativas.

Segundo o relatório, cada vez mais as empresas estão investindo em anúncios online, não só em quantidade de links patrocinados, mas também em aporte financeiro. Um dos fatores que impulsionaram essa tendência é a maior facilidade em atingir o público-alvo, tendo em vista que a propaganda é exibida em dispositivos móveis.

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Aumento no custo de link patrocinado

O relatório mostrou que de 2016 para 2017 o CPC (Custo Por Clique) aumentou 25%. Além desse referencial, outros indicadores também tiveram aumento no seu custo. Paola Máximo, diretora de operações da iProspect, revelou que as marcas devem avaliar a capacidade de investimento antes de anunciar na internet.

Entre os pontos negativos, foi percebida uma queda na quantidade de cliques. Enquanto que nos dispositivos móveis os cliques cada vez mais vão aumentando, no desktop o cenário é outro. Só em 2017 houve 18% menos cliques que em 2016, e a diferença entre o aumento nos dispositivos móveis não foi suficiente para suprir o decréscimo do desktop.

E aí, amigo, você acredita que links patrocinados são uma boa alternativa para anúncios?

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