Hoje milhares de empresas utilizam as redes sociais como ferramenta de marketing digital. Entre as principais plataformas que fazem parte dessa estratégia de comunicação, o Facebook foi uma das que apresentou grandes resultados em 2017. A própria empresa revelou em sua página oficial alguns números de como ela foi importante para micro e pequenas organizações expandirem seus negócios no ano passado.

A rede social contratou uma empresa de consultoria, a Morning Consult, para fazer uma pesquisa e mostrar a relevância das funcionalidades da plataforma para os empreendedores. De modo geral, sete a cada dez empresas disseram que hoje são mais consistentes no mercado de atuação graças ao Facebook.

facebook

A importância do Facebook para pequenas empresas

A pesquisa revelou que muitas marcas e empresas se consolidaram no mercado devido a atuação no Facebook, e muitas delas (50%) disseram que a construção do negócio foi feita quase toda dentro da plataforma. Das que responderam ao questionário, 75% das companhias disseram que perceberam o aumento no faturamento devido ao trabalho feito no Facebook.

Isso influenciou diretamente no crescimento operacional das organizações, pois devido ao aumento da demanda, 66% das empresas sentiram a necessidade de contratar mais funcionários. As pequenas e microempresas foram tão importantes para o mercado nacional que elas chegaram a contratar 200 mil pessoas a mais que as médias e grandes empresas entre janeiro e setembro de 2017.

facebook 01

Resultados da pesquisa

O levantamento mostrou que 84% das micro e pequenas empresas brasileiras acreditam que o Facebook ajuda não só no crescimento da marca, mas também no desenvolvimento das comunidades locais. Além disso, 81% das organizações de menor porte acreditam que através da rede social é possível atingir um público que outras ferramentas não alcançam.

Outra maneira que o Facebook encontrou em auxiliar no desenvolvimento de outras instituições foi oferecendo programas de capacitação para pequenos empreendedores. Entre eles estão o Impulsione Seu Negócio e o #ElaFazHistória, que juntos a outros projetos contribuíram para a qualificação de aproximadamente 200 mil empreendedores.

E aí, amigo, você acha o Facebook importante no desenvolvimento das micro e pequenas empresas?