O aplicativo do Facebook para Android sempre foi muito criticado. As avaliações negativas apontam tanto para o design (que foge o padrão Holo) quanto para o desempenho. Agora, Mark quer mudar esse cenário, mas para isso ele precisa da sua ajuda!
.

Entenda como você pode ajudar…

.
No último dia 27 de junho, o Facebook lançou o seu programa de Beta Testers e está recrutando usuários em todo o mundo para identificar problemas e coletar feedbacks sobre o app para Android. As versões beta são disponibilizadas para esses voluntários antes do lançamento das versões oficiais.

.

Facebook lança seu programa de Beta Testing
Facebook lança seu programa de Beta Testing

.

Diferente do iOS, a plataforma Android roda em uma infinidade de dispositivos, o que cria um imenso desafio para equipe técnica do Face testar em laboratório todos os cenários de uso possíveis. Por isso, a busca por voluntários.
.
Além da melhoria na qualidade, com a redução de bugs, o objetivo do Facebook é entender a diversidade de cenários proporcionada pelo Android. Lembrando que, como mostramos no post a Era Mobile, os celulares Samsung (majoritariamente Android) já correspondem a 29% do mercado de smartphones, o que justifica a criação do programa.

.

Mas eu posso ser um beta tester?

.
Mark não está a procura de um Power Ranger azul. O beta tester pode ser qualquer um de nós: não é preciso habilidades especiais, basta ter um telefone com Android! Por definição, um Beta Test é um teste de um produto realizado por usuários reais em ambientes reais. Ou seja, eu, você ou seu vizinho usando o celular nas nossas rotinas.

.

O Facebook quer você!
O Facebook quer você!

 

E qual a vantagem de ser um Beta Tester?

.
Talvez, a primeira pergunta que o usuário comum se faz é se isso é trabalhar de graça para o Facebook. A depender do seu ponto de vista, a resposta pode ser sim. Para mim, não é algo tão simples assim que possa ser respondido com um “sim” ou “não”. Devemos lembrar que o aplicativo (ainda?) é de graça para o usuário final. Logo, estamos colaborando para a evolução de algo que usufruímos “gratuitamente”.  Uma troca justa? É você quem vai responder. 🙂
.

Tá bom! Concordo que o Facebook poderia criar alguma política de incentivo. Quem foi beta tester do Chromebook, por exemplo, ganhou ~somente~ um Chromebook. Mas por enquanto, só ganharemos um “muito obrigado” de Zuck mesmo.

.

Ele não admitiu as mudanças do Face. O beta tester pode decidi-las.
Ele não admitiu as mudanças do Face. O beta tester pode ajudar a decidir quais mudanças serão essas.

.

O mais importante é que para quem trabalha com marketing digital é essencial ter acesso às novas features antes da grande massa de usuários. Dessa forma, é possível antever mudanças na experiência de consumo dessa mídia e se planejar para novas ações. Depois que mudar, não adianta publicar no mural suas lamentações de que odeia a nova interface do Facebook.

.

Como faço para participar?

.
Para ser um beta tester é simples. O primeiro passo é se inscrever numa ferramenta do Google para Programas de Beta Testings (olha aí o Facebook sem preconceitos com o concorrente) e depois baixar a nova versão beta.
.

Você pode conhecer outros beta testers espalhados pelo mundo e participar das discussões com os early adopters, num grupo do Facebook. Até a publicação desse post, a comunidade já contava com mais de 17 mil usuários!
.

Quando achar um bug, basta printar, acessar a função “Report a Problem” no menu principal da versão beta e descrever o problema. Por aqui, o Facebook terá feedbacks muito mais relevantes do que os comentários presentes na Google Play.

.

Versão beta possui funcionalidade para informar bugs.
Versão beta possui funcionalidade para informar bugs: Report a Problem.

.

Agora, digaí nos comentários se vai participar também! 🙂
.

Posts Relacionados