Como temos falado aqui no Digaí, consumidores e comerciantes já estão preparados para a movimentação do mercado no final do ano. Enquanto o público organiza a lista de compras, lojistas aumentam o estoque e passam a contar com uma maior equipe de vendedores, fato que movimenta bastante os postos de trabalho.

Entretanto, toda essa agitação tem um lado negativo, e uma pesquisa realizada pela ACI Worldwide, empresa focada em sistemas de pagamento, já revelou qual é. Segundo o estudo, as tentativas de fraudes no comércio devem aumentar aproximadamente 30% em comparação ao mesmo período do ano passado.

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Ameaças possíveis

Entre as principais ameaças estão o roubo de dados, a partir da violação de informações pessoais. Outra modalidade de fraude que ocorre o ano todo mas se intensifica no natal é o envio de e-mails falsos, onde o usuário é persuadido a clicar em um link com risco de ter senhas roubadas, por exemplo.

Até mesmo fraudes familiares, como a própria pesquisa define, estão no rol de casos possíveis de acontecerem. Isso ocorre quando uma pessoa utiliza o cartão de crédito de algum amigo ou familiar para fazer uma compra, mas o titular da conta pede o cancelamento por não reconhecer a transação.

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Valor das fraudes

Além de aumentar a quantidade de possíveis fraudes, o valor delas também deve crescer em 2017. No ano passado, o ticket médio era de aproximadamente R$ 693,00, e esse ano deve chegar a R$ 709,00. Segundo a pesquisa, o fraudulento procura retirar o produto o mais rápido possível da loja, principalmente socilitando frete expresso (mais rápido) ou comprando online e retirando na loja física.

Os principais produtos que estão na mira dessas pessoas são eletrodomésticos e eletrônicos, principalmente por ser fácil vender esses itens posteriormente. Para realizar o estudo, a ACI Worldwide analisou milhares de transações feitas no mês de outubro em mais de 20 varejistas nos últimos dois anos.

E aí, amigo, você está preparado para as possíveis fraudes?

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