Lançado na última quinta-feira (26), o Networked Center for Innovation and Entrepreneurial Leadership (CIEL.network), iniciou as atividades abrindo seleção para os primeiros projetos da rede. A iniciativa, capitaneadas por empresas de tecnologia, inovação e financeiras, tem como objetivo reunir especialistas e estudiosos de todo o mundo e de todos os temas relacionados a sistemas de criatividade, inovação e empreendedorismo, baseados em plataformas digitais.

 

Essa primeira chamada vai selecionar dez profissionais. “Essas pessoas não precisam ser doutores ou PHDs, mas buscamos pessoas que sejam espertas, que tenham capacidade de trabalho e que saibam fazer perguntas sofisticadas para ficar um tempo aqui com a gente”, explica Silvio Meira, um dos idealizadores do projeto. “Temos que ter novas formas de criar experiências únicas a partir dos aprendizados dos erros de todos nós”, ressalta Meira.

 

 

Em pé: Sergio Soares (ISITICS), Jones Albuquerque (DEINFO/UFRPE) Sentados: Sergio Cavalcante (CESAR), André Santos (CIn/UFPE), Ana Carolina Salgado (CESAR.EDU), Silvio Meira (IKEWAI) e Marcos Primo (FG)

Em pé: Sergio Soares (ISITICS), Jones Albuquerque (DEINFO/UFRPE)
Sentados: Sergio Cavalcante (CESAR), André Santos (CIn/UFPE), Ana Carolina Salgado (CESAR.EDU), Silvio Meira (IKEWAI) e Marcos Primo (FG)

 

 

Como participar da seleção

 

A CIEL.Network tem poucos dias de vida, então os participantes serão os primeiros a experimentarem a parceria com a iniciativa e os tipos de projetos que serão avaliados no processo seletivo. A rede está procurando “ engenheiros, pesquisadores, empreendedores, ativistas, políticos, jornalistas, geeks, media e intelectuais para debater e engajar todos os envolvidos nos temas centrais do programa”.

 

Podem participar profissionais com ideias que ajudem a responder perguntas como:

 

  • Como podemos apoiar ligações novas e mais eficientes entre criatividade, inovação e empreendedorismo, especialmente quando o mundo acadêmico, a indústria e investimentos estão envolvidos?
  • Como podemos fazer transformações de grande escala na sociedade, na economia, nos sistemas ou empresas, por meio de técnicas e métodos inovadores de design?
  • Como podemos desenvolver aplicações revolucionárias para a economia criativa usando a nova mídia digital?
  • Como tornar tudo mais inteligente (de objetos a cidades) para as pessoas e a sociedade?

 

São perguntas intrigantes (veja todas aqui), que certamente despertarão projetos interessantes. O CIEL.Network não determinou critérios fechados para a seleção das ideias, podem se cadidatar pessoas de qualquer idade, formação acadêmica e área de atuação.

 

 

Como vai funcionar a parceria

 

O programa não irá oferecer fundos para ninguém. O CIEL.network reunirá diferentes parceiros, realizará eventos, fará pesquisa, criará seções para desenvolvimento de políticas e de projetos demonstrativos, conectando e criando um ambiente de colaboração.

 

Como uma rede de instituições, pessoas e projetos, a marca da diversidade de experiências, características e culturas é o ponto forte do programa. A rede pretende ser uma plataforma para o futuro – pesquisa, planejamento, criação de protótipos e desenvolvimento. Entre os objetivos estão o desenho de cenários para abordar oportunidades e desafios para o desenvolvimento de novas tecnologias e seus usos, além de discussão sobre seus impactos, tanto positivos como negativos, sobre as pessoas, instituições, organizações e sociedade.

 

Lideradas pelo CESAR, a CIEL.Network engloba doze instituições: CESAR.edu, Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn UFPE), Departamento de Estatística e Informática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Faculdades Guarulhos, Grupo Duca, Ikewai, LIKA.ufpe.br, MuchMore Digital, Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e comunicação, ARIESe PORTODIGITAL.org.

 

Achou interessante? Tem uma boa ideia que tem tudo a ver com a iniciativa?

 

Compartilhe com a gente 🙂

Posts Relacionados