Para entender melhor o mercado econômico atual e o comportamento dos consumidores brasileiros, a Ogilvy Brasil realizou uma pesquisa com mais de duas mil pessoas no primeiro trimestre de 2017. O estudo avaliou 50 marcas e ficou constatado que poucas companhias conseguem de fato satisfazer a maior necessidade do consumidor no momento, que é fazer a diferença na vida do cliente.

Participaram da pesquisa pessoas das classes A, B e C, tanto homens como mulheres, entre 18 e 64 anos de idade e de vários estilos de vida. Segundo a própria Ogilvy, agência responsável por desenvolver todo o projeto, o objetivo principal era entender quais são as marcas mais relevantes para o público, o que as tornam importantes e como a agência pode aprender com os dados coletados.

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Números da pesquisa

Um dos primeiros dados a serem coletados foi em relação à importância da marca no momento da aquisição de algum produto, e 68% dos participantes revelaram que esse é um critério relevante. Outros atributos se mostraram mais determinantes na escolha do consumidor, como Imagem, Fazer, Tradição, Confiança e Empoderamento. E entre os cinco, 21% das pessoas revelaram que o “Fazer” é o mais importante.

Entre as marcas que mais se destacam na memória do consumidor, o Google aparece na liderança, à frente de outras gigantes do mundo corporativo. Em seguida aparecem o Facebook e Natura, encerrando o bloco das três principais. Também aparecem na lista outras empresas mundialmente conhecidas, como Havaianas , Netflix, O Boticário, Samsung, Nestlé, Apple e Nike.

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Conclusões da pesquisa

A Ogilvy Brasil frisou que as empresas nacionais estão bem conceituadas no mercado, e que elas apresentam características necessárias para que uma marca se destaque em um cenário competitivo. Elas são reconhecidas por transmitirem confiança ao consumidor, ter boa imagem e até mesmo pelo empoderamento de pessoas, qualidade que aos poucos vai sendo exigida pelo público.

As marcas devem fornecer algo mais para os seus clientes, indo além do que oferecer apenas um produto. O consumidor espera uma entrega total da empresa, e que elas estejam dispostas a fazer ações efetivas para a sociedade como forma de retribuir a confiança recebida do consumidor.

E aí, amigo, sua empresa se entrega de corpo e alma para o seu cliente?

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