Já imaginou conseguir sentir os cheiros de uma comida em um restaurante no outro lado do mundo através do seu celular? Ou sentir o cheiro de um perfume que você quer ganhar de presente? Parece ficção científica, não é? Mas essa revolução na forma de nos comunicar será realidade a partir do próximo ano, quando o OPhone começará a ser comercializado.

 

ophone

 

O que é o OPhone?

 

O OPhone é uma aparelho cilíndrico que produz sinais aromáticos através de pequenas emissões de vapores de forma consecutiva. A invenção é de David Edwards, professor de engenharia biomédica da Universidade de Harvard, e utiliza o mesmo princípio que permite com que os telefones transmitam informações de áudio, só que ao invés de enviar sons, envia cheiros.

 

Como funciona?

 

Para enviar os cheiros desejados pelo usuário, o OPhone manipula partículas contidas nos cilindros (os oChips) para imitar os aromas que foram codificados digitalmente. Depois a mensagem é enviada como se fosse um sms ou um email através do primeiro aplicativo de mensagens aromática do mundo, o oSnap.

 

ophone

 

Primeiro, o usuário precisa ir ao site e entrar numa série de cheiros disponíveis e montar sua sinfonia de aromas. Atualmente, o protótipo pode produzir até 320 cheiros diferentes, como por exemplo, cheiro de café, chocolate, perfumes, etc. Depois, a “receita” é enviada para os servidores do OPhone e recebida por um smartphone que tenha o dispositivo e o aplicativo instalados. O criador da inovação quer desafiar os usuários a ampliar suas próprias experiências e inventar novos aromas a cada dia. A partir dos cheiros básicos que existem no dispositivo hoje, são possíveis criar 300 mil combinações. Vais aceitar o desafio?

 

O OPhone custará 199 euros, aproximadamente 660 reais, mas David Edwards pretende diminuir o preço a partir do momento que o produto se popularizar e a produção se expandir.   

 

Como o OPhone pode contribuir para um negócio digital?

 

O OPhone oferece grandes possibilidades para que as marcas possam se aproximar mais dos seus clientes através do estímulo do olfato. Quantas vezes um cheiro não te lembra um momento ou uma pessoa especial? Agora imagine isso aplicado a experiências com produtos ou serviços. Vamos elencar alguns benefícios que o uso do OPhone pode trazer para um negócio digital:

 

– Minimizar a intangibilidade de produtos ou serviços que são vendidos online. Isso pode ser aplicado a um perfume ou até o cheiro de um lugar que você deseja viajar;

 

– Ser mais um meio para criar um vínculo entre a marca e o cliente, pois os cheiros tem a capacidade de produzir uma resposta emocional muito forte entre a pessoa e um momento vivido, neste caso, pode ser o momento da compra;

 

– Por consequência desse envolvimento emocional, o cliente pode se tornar mais engajado e até mais fiel a uma marca específica;

 

Quais aplicações vocês podem imaginar para o OPhone? Compartilhe conosco!

 

 

Fonte da imagem 1: techcrunch.com

Fonte da imagem 2: cnn.com