O fim de ano se aproxima e com ele grandes eventos que movimentam o comércio, como a Black Friday e o natal, como estamos sempre comentando aqui no Digaí. Com o objetivo de entender o comportamento e a jornada do consumidor até finalizar a compra, a Criteo desenvolveu uma pesquisa intitulada Criteo Shopper Story 2017.

Segundo o estudo, os consumidores estão cada vez mais utilizando os dispositivos móveis para finalizar as compras. Além disso, o comércio digital é um aliado na hora de buscar produtos de qualidade, com melhores preços e comodidade, já que a aquisição pode ser feita sem nem que o cliente saia de casa.

pesquisa comportamento consumo final ano

Comportamento do consumidor

Em análise feita pela Criteo, o consumidor começa a buscar por itens de desejo em outubro e a compra é finalizada só em novembro. Isso ocorre para produtos mais caros, e algumas conversões ocorrem apenas em Dezembro, perto do natal. Um dos eventos que influenciam esse comportamento das pessoas é a Black Friday, que ocorre na sexta-feira após a ação de graças dos Estados Unidos.

Além de incentivar o consumo em território americano, o evento foi importado para o Brasil em 2012, e a cada ano que passa ganha mais adeptos. Nos últimos quatro anos, as vendas aumentaram aproximadamente 465%, mostrando que mesmo em crise o brasileiro está disposto a investir em produtos.

pesquisa comportamento consumo final ano 01

A importância dos dispositivos móveis na jornada de compra

O estudo Criteo Shopper Story 2017 mostrou que das compras online realizadas no último trimestre de 2016, 24% foram finalizadas através de um dispositivo móvel. E o comportamento do consumidor no ambiente digital sofre influência direta no meio offline. A pesquisa mostrou que muitas pessoas compram através da internet depois de pesquisar o produto em loja física.

Essa competitividade online entre as marcas vem aumentando a cada ano, e os concorrentes procuram se diferenciar uns dos outros através de estratégias de marketing. O consumidor, por sua vez, compara preços, serviços, informações sobre produtos, entre outros dados, para decidir em qual loja comprar. Essa ação é denominada cross-shopping, e 47% dos participantes do Criteo Shopper Story 2017 revelaram fazer essa comparação.

E aí, amigo, sua empresa está pronta para as vendas desses últimos meses?

Posts Relacionados