Dois tipos de trabalho, mas o mesmo intuito: o fortalecimento da marca, a sua divulgação e chance de crescimento do seu trabalho ou serviço. Mas como dividir as tarefas? Investe mais no digital ou no gráfico? Como medir os resultados de cada um? É preciso um planejamento para cuidar de tudo isso.

agencia-de-marketing-digital-como-divulgar-a-sua-loja-virtual-770x300

E esse planejamento precisa seguir três passos: necessidade, alcance e satisfação.

 

Necessidade: O que eu preciso para destacar a minha empresa e garantir uma boa interação com os meus clientes?

 

Alcance: Através destas ações, quanto em média de público eu consigo atingir?

 

Satisfação: As necessidades do meu público são essas. Eu consigo atendê-las?

 

A partir disso, reforce seu planejamento, baseado nas ações por impresso ou digital e suas funções.

 

Bruno Célio Souza, proprietário da SUED Comunicação Visual, que atua há anos com comunicação gráfica conta que a sua rotina de trabalho é  não ter uma rotina. “Devido a necessidade para cada cliente. Mesmo às vezes tendo que pegar a mesma criação ou logo, acaba tendo uma visão diferente para cada tipo de situação e estratégia de público que o meu cliente quer atingir e melhorar sua comunicação com seu patrimônio, que é o público e divulgar a sua marca ou vender. Ou como dizia o velho guerreiro (Chacrinha): ‘quem não se comunica se trumbica’.”, explica Bruno.

 

“Meu primeiro passo é a logo marca que o cliente quer divulgar. Segundo, é ver a necessidade do cliente. Se é inauguração, venda externa, venda online, se é algo temporário, etc. Terceiro passo vem o direcionamento dessas informações de ideias para a confecção do que ele mais vai precisar no momento, como panfletos, cartão de visita, placa de identificação de loja ou mesmo um banner para o portão de sua casa informando que você vende em casa ou banner para aniversário de um ano ou festa de 15 de anos”, comenta.

 

Confecção dos materiais

Bruno continua contando que “a produção passa por uma serralheria e impressão de lonas. No caso de letreiro externo, pode ter vários formatos personalizados, feito de materiais como acrílico, chapa galvanizadas e letras em alto relevo e em MDF para caso interno,c podendo ter iluminação Back Light ou sem iluminação Front Light”.

Enquanto Bruno tem o seu foco em sanar a necessidade do seu cliente através da produção de material gráfico para construir a identidade de uma loja, o consultor de comunicação Jenner Mattar investe em soluções mistas para tirar gargalos comunicacionais das empresas e garantir a troca de informações dentro do ambiente corporativo.

como-divulgar-o-meu-blog-630x315

Soluções de comunicação

“Em uma consultoria de comunicação primeiramente é feita uma análise sobre todo o ambiente empresarial do cliente. Esta análise consiste em verificar o modo que todos os meios de comunicação são realizados na empresa. Utilizarei como exemplo uma consultoria realizada em um escritório de advocacia, a análise foi realizada desde o atendimento de um telefonema a um repasse de informação entre funcionários. Após um estudo de exatos vinte dias- com observações pessoais e estudos de artigos e livros relacionados-,  foi verificado que a comunicação no escritório era precária, assim fazendo que informações chegassem com falhas ao receptor final (Ex.: Diretor > Secretária diretoria > Secretária > Advogado)”, reitera Jenner.

 

Logo ele percebeu quais ações deviam ser tomadas e as ferramentas que poderiam ser utilizadas. “ A falta de um e-mail corporativo, intranet, entre outros foi detectado logo de início. Voltando ao estudo, em sua conclusão foi sugerido para o escritório a criação de meios de comunicação não utilizados pelos mesmo, como alguns deles: Email corporativo, Intranet, Reuniões e seminários internos, Quadro de avisos (jornal mural) e Relatórios”, conta.

“Estes citados acima são apenas uns que foram sugeridos como investimento, já que o cliente no começo insiste que é um gasto, mas quando comprovamos que a falta deles podem até fazer com que uma falta de informação pode resultar na perda de uma causa -caso já ocorrido neste escritório. O cliente percebe/aceita que é um investimento mediante ao estudo realizado, a bibliografia pesquisada (sim, isso conta) e já apresentar uma possível solução para pelo menos 90% das falhas comunicacionais da empresa”, conclui Jenner.
Mas para empresários que estão começando o seu negócio e não sabem por onde começar e investir? Além de fazer um bom estudo de mercado, o planejamento dos primeiros meses e como vai começar o negócio, Bruno tem uma outra dica: “O seu cliente tem que receber o seu melhor, nem que seja atendido com um tapete vermelho. O que não pode faltar e a paixão pelo que você faz e a verdade que existe no seu negócio com isso você fideliza o seu cliente, e consequentemente, se comunicando melhor através da sua estrutura de comunicação, seja em placas, banners ou um site e Fan Page. O cliente em primeiro lugar”.

E você? Qual a sua dúvida em saber por onde começar? Deixa aqui nos comentários quais são os problemas de comunicação da sua empresa, quem sabe não podemos ajudar?

Posts Relacionados