Talvez não seja algo tão surpreendente assim, não é mesmo?

Afinal, já sabemos que, junto das milhões de visualizações a cada ano, as estratégias de marketing em vídeo crescem cada vez mais e representam um trunfo poderoso dentro do mercado digital.

Só que existem pesquisas recentes que não só corroboram esse fato, como também apontam que o crescimento está sendo ainda mais rápido e gigantesco do que muitos talvez poderiam imaginar…

De acordo com estudos realizados pela companhia multinacional Cisco Systems, mais de 80% do tráfego global da internet até 2019 será com vídeos. Dados que representam como eles devem dominar a internet nos próximos anos.

Parece exagero? Bem, se analisarmos o salto gigantesco de visualizações de vídeos nos últimos anos e os investimentos de plataformas e sites de redes sociais nestas estratégias, é possível observar que a realidade projetada pode estar realmente muito próxima.

Marketing em Vídeo: Dados mostram crescimento incrível nas visualizações de vídeos
Marketing em Vídeo: Dados mostram crescimento incrível nas visualizações de vídeos. Imagem: Pixabay


Por exemplo:
O número de visualizações de vídeos no Facebook saltou de 1 para 8 bilhões somente em 2015 – um indicador incrível e que também evidencia o real poder dos vídeos nas mídias sociais.

Portanto, existem motivos fortes o suficiente para você que atua no mercado digital ficar cada vez mais atento às estratégias de marketing em vídeo, manter-se atualizado e, caso ainda não as utilize na sua empresa, considerar fortemente essa possibilidade.

 

Separamos 5 desses motivos – se liga aí:


1 – Facebook Prioriza Vídeos

O Facebook anunciou em março deste ano uma mudança em seu algoritmo para priorizar os conteúdos com streaming de vídeo ao vivo, o Live, recurso que também ficou disponível este ano no Brasil.

Um trecho do post diz o seguinte:

“Agora que mais e mais pessoas estão assistindo a vídeos ao vivo, estamos considerando o Live Videos como um novo tipo de conteúdo – diferente de vídeos normais – e aprendendo a classificá-lo para as pessoas no News Feed. Como um primeiro passo, estamos fazendo uma pequena atualização no News Feed do Facebook para que os vídeos ao vivo apareçam mais na timeline… As pessoas passam 3x mais tempo assistindo a um Facebook Live Vídeo em média comparado com um vídeo que não está mais ao vivo”.

Hoje já é comum ver no seu feed de notícias grandes players do mercado em transmissões ao vivo, respondendo dúvidas de seguidores e divulgando seus produtos/serviços.

A possibilidade ao usuário de interagir em tempo real pode ser um trunfo para obter uma grande quantidade de reações e comentários durante a transmissão.

Facebook prioriza o marketing em vídeo cada vez mais. Foto: Pixabay
Facebook prioriza live e gravações em vídeo. Foto: Pixabay

Vale lembrar que a gravação do live fica disponível para qualquer um assistir depois que a transmissão acaba.

Os vídeos gravados e publicados na rede social também possuem um alcance orgânico maior do que qualquer outro tipo de post.

Pesquisas apontam que a média de alcance dos vídeos é maior do que as publicações de status, links ou fotos.

2 – Um Fenômeno Chamado Youtube

Não é novidade, o Youtube é um fenômeno desde que foi lançado. E parando para analisar um pouquinho algumas de suas incríveis estatísticas recentes é possível perceber que vale a pena investir no site.

Desconsiderando os aplicativos de troca de mensagens, o Youtube pode ser considerada a segunda rede social mais acessada no país, atrás apenas do Facebook.

São mais de um bilhão de usuários, o que representa quase um terço dos usuários da Internet. A cada dia, milhões de horas de vídeos são assistidas no site, gerando bilhões de visualizações.

Youtube pode representar uma estratégia matadora de marketing em vídeo. Foto: Pixabay
Youtube pode representar uma estratégia matadora de marketing em vídeo. Foto: Pixabay

O Youtube também tem sido cada vez mais utilizado por produtores digitais e afiliados em suas estratégias para vender mais pela internet.

Neste artigo aqui do Henrique Carvalho você pode saber mais sobre as estratégias de SEO para Youtube e utilizá-las para impulsionar seus vídeos e ter bons resultados dentro do mercado de afiliados.

3 – Snapchat, Periscope, Instagram…

Novas redes e aplicativos de vídeos vêm crescendo e se consolidando cada vez mais no Brasil.

O Snapchat já é hoje a terceira mídia social mais acessada do mundo e cresce vertiginosamente especialmente entre o público mais jovem (13 a 24 anos).

No Brasil, o app popularizou-se bastante depois que figuras públicas aderiram ao serviço e começaram a publicar vídeos diariamente.

Grandes marcas já começaram a utilizar o Snapchat  em suas estratégias de marketing digital, especialmente a partir de 2016.

Novas mídias são importantes aliadas do marketing em vídeo. Foto: Pixabay
Novas mídias são importantes aliadas do marketing em vídeo. Foto: Pixabay

Com o crescimento da popularidade do Snap, o Instagram também decidiu liberar vídeos de até um minuto para todos os seus usuários. Mudança importante já que a rede está entre as mais acessadas pelos brasileiros e, segundo o Content Trends 2016, trata-se da plataforma que teve maior crescimento em adesão por empresas.

Outro aplicativo que também vale a pena ficar de olho é o Periscope, plataforma de streaming do Twitter. Apesar de ainda estar engatinhando no Brasil, pode trazer bons resultados em alguns nichos de mercado.

4 – O Futuro ‘E-mail Vídeo Marketing’

Segundo dados do Syndacast, a palavra “vídeo” colocada no assunto de um e-mail aumenta a taxa de abertura em até 19% e a taxa de clique em torno de 65%, além de reduzir o número de cancelamento de inscrições em 26%.

Com o crescimento das estratégias de marketing em vídeo, também devemos esperar algumas mudanças ou incremento de recursos nas plataformas de e-mail marketing para priorizar o envio de conteúdos em vídeo.

Por isso, vale a pena ficar atento, estudar e aproveitar as novidades que podem surgir.

Quer saber mais sobre isso? Clique Aqui!

 

5 – Webinários:

Não dá para esquecer dos webinários ao vivo, outra estratégia que também tem sido bastante utilizada por produtores digitais e grandes players do mercado.

Neste artigo aqui o Felipe Pereira trata dessa ferramenta de comunicação on-line que vem ganhando cada vez mais adeptos e mostra algumas plataformas que podem ser utilizadas.

Entre elas está o WebinarJam – veja no vídeo abaixo:

 

Espero que tenha gostado dessas dicas e informações… Não esqueça de compartilhar com os amigos que também estão nessa jornada!

Quer tirar alguma dúvida ou mandar sua sugestão? Digaí nos comentários…

 

Um grande abraço e até a próxima!

Posts Relacionados