Você investiu dinheiro em postagens, fez um ótimo planejamento de mídia, elaborou a hashtag e desenhou aquele banner “lindo” para sua ação de marketing digital, mas esqueceu de guardar um dinheiro para realizar o monitoramento e mensurar a campanha? Bom, digamos que isso é um erro grave, porém existem algumas ferramentas de monitoramento e de dados grátis que podem dar um jeitinho.

 

Toda ferramenta gratuita possui uma limitação. É por isso que na falta de verba, o melhor cenário é utilizar diversas ferramentas de monitoramento e de dados para ter uma visão de performance mais geral. Neste texto eu separei algumas que vão te salvar na hora de mostrar os resultados do job. Vamos lá!

 

 

Utilize os recursos das mídias sociais:

 

Boa parte das mídias sociais possuem recursos de análises. O Facebook traz uma visão bem completa com dados sobre curtidas na página, alcance das publicações, classificação de gênero/nacionalidade de visitantes e dados de engajamentos com os conteúdos.

 

Dados da página de monitoramento do Facebook.

Dados da página de monitoramento do Facebook.

 

 

Estes dados vão te ajudar a mensurar o rendimento de suas postagens. Seguindo esta mesma lógica, o Twitter também possui uma visão bem analítica e que te ajudará a examinar a performance de sua campanha. Pra ver as estatística do Twitter é só clicar aqui: https://analytics.twitter.com

 

 

Dados de Monitoramento do Twitter.

Dados de monitoramento do Twitter.

 

 

Verifique se a rede social que você está trabalhando possui este recurso e utilize estes dados para averiguar o rendimento de seus posts e conteúdos onlines.

 

 

Aposte em plataformas onlines:

 

Ferramentas de dados e de monitoramento grátis são limitadas, como eu disse anteriormente, mas nada que a utilização de múltiplos sites não possa consertar.

 

O importante quando se está trabalhando com um dado é realizar o cruzamento das análises. Um número por si só não irá te dizer nada, a não ser que você o coloque em um contexto. É exatamente isto que você fará para ter uma análise mais completa.

 

 

Monitorando hashtags:

 

A campanha já emplacou e você não sabe quantas pessoas estão utilizando sua hashtag? Tudo bem, se liga nestas ferramentas de monitoramento grátis abaixo:

 

Keyhole

 

O Keyhole monitora hashtags e palavras-chave em tempo real no Twitter e no Instagram. É só digitar o termo que o site traz dados sobre ele: Top posts com a hashtag, horários de utilização, top sites que usam a tag, porcentagem de postagens compartilhadas, pessoas mais influentes, dados demográficos, top sources, nuvem de termos e localizações.

 

Monitorando hashtags com Keyhole.

Monitorando hashtags com Keyhole

 

 

Hashtagify

 

O Hashtagify é perfeito pra trazer palavras associadas a hashtag que você escolheu. Esse recurso é bom para unir a sua tag a certas palavras e potencializar assim sua ação. Utilizando em sua campanha conteúdos relacionados com as palavras citadas. O site também traz dados de top influenciadores e um mural que apresenta as interações que utilizaram a hashtag pesquisada.

 

 

Dados do Hashtagify.

Dados do Hashtagify.

 

 

Tagboard

 

O Tagboard é ótimo para verificar o sentimento da sua hashtag. Nele também é possível filtrar a utilização da hashtag por canal. Em um mural bem interessante, você observa em uma divisão por redes, como por exemplo o Google Plus, Facebook e Instagram.

 

 

Mural do Tagboard.

Mural do Tagboard.

 

 

Monitorando menções:

 

Saindo do universo das hashtags, é também importante monitorar menções. O Social Mention é um ótimo programa para esta tarefa. O site traz dados como o sentimento da menção, top palavras-chave, top sources e o sentimento do termo. Agora se o seu foco for o Twitter, o site certo é o Tweetreach, ele traz estimativas de alcance, de exposição do termo, da atividade do termo e informa os tuítes mais retuitados com o termo escolhido. Além de apresentar dados sobre replies referentes ao termo.

 

 

Dados do Tweetreach

Dados do Tweetreach

 

 

Seguindo no caminho de menções, o Topsy também te ajudará bastante nesta análise. O site traz sobre a frequência de utilização do termo de acordo com os horários e dias da semana. Ainda apresenta as tops interações com a menção.

 

 

Dados do Topsy.

Dados do Topsy.

 

 

Unindo os dados:

 

Após a utilização destes programas, o importante é compilar os dados das ferramentas de monitoramento e extrair as informações mais importantes para um report. Desta forma, você poderá verificar como está a sua campanha e ainda averiguar a funcionalidade da ação. Na próxima vez, nada de esquecer da verba, viu? Só que caso isto role, se lembre desta postagem e salve o jobs com ferramentas de monitoramento e de dados grátis.

 

Obs: Existem um mundo de ferramentas pela rede, o importante é verificar qual se encaixa no seu projeto e utilizar para extrair as melhores informações. Tem uma dica de ferramenta? Coloque aqui nos comentários. 🙂

 

Bônus: Há sites também que te ajudarão a montar infográficos e reports bonitos. Segue a dica do Piktochat que tem alguns infográficos abertos, que podem contribuir nos relatórios.