No começo deste mês, o vice presidente de plataforma e publicidade, Andrew Bosworth, anunciou no próprio blog do Facebook a ampliação dos recursos que permitem aos usuários de sua rede social controlar os anúncios que visualizam.  

 

A mudança também é uma resposta do facebook aos Adblockers, ferramentas usadas pelos usuários para bloquear anúncios enquanto navegam.

 

facebookadblockersdigai

 

VALORIZAR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO SIM, ANÚNCIOS CHATOS E ADBLOCKERS NÃO

 

Preocupado em entregar uma experiência cada vez melhor às pessoas que diariamente acessam sua plataforma, o Facebook está facilitando a gerência dos anúncios que as pessoas veem. Está ampliando os recursos para escolha do que cada um quer ver, entregando o controle nas mãos delas.

Segundo o vice presidente do Facebook, será possível controlar o que cada pessoa quer ver de forma fácil e com pouquíssimos cliques.

 

A mudança vem depois de muito tempo pesquisando o que os próprios usuários reportavam, como fator número um para utilização de programas para bloqueios de anúncios (adblockers). A conclusão não poderia ser mais óbvia. As pessoas estão cansadas de interrupções sem sentido. Anúncios que não têm utilidade só atrapalham e fazem perder tempo. Nada mais justo do que dar o controle na mão de quem mais interessa.

 

O CONTROLE DOS ANÚNCIOS DO FACEBOOK ADS NA MÃO DE QUEM COMPRA

 

Desta forma, a relevância dos anúncios para quem os recebe ficará muito maior. Essa mudança acompanha uma tendência fortíssima de melhoria da experiência de uso, baseada em relevância de informação. Trabalho muito semelhante ao feito pelo Google nos resultados retornados aos termos procurados em seu mecanismo de busca. As duas gigantes sempre estão na vanguarda e buscam de forma constante entregar o melhor conteúdo e experiência aos seus usuários. Dessa forma, o Facebook segue uma tendência natural da internet e com a mudança vai dando um basta em anúncios mal feitos e intrusivos. Caberá aos maus anunciantes usar a criatividade, bom senso e estratégia para que não tenham seus anúncios, antes bloqueados pela própria ferramenta Facebook Ads, bloqueados pelas pessoas. A inovação vai beneficiar os criativos e talvez irá decretar o fim de anúncios chatos, irrelevantes e de baixa qualidade, desde que as pessoas  assumam o controle, é claro.

 

Felipe Pereira aborda um pouco mais sobre esse assunto no Digaí News! Assista!

 

E você, o que acha dos anúncios que aparecem para você no facebook? Digaí! Comente agora!