Olá, companheiros! Não sou o Lula, mas como o tema é política, acho que vale a saudação… (gracinha sem graça), hehehe.

Mas, então, os últimos meses têm sido bem agitados aqui em Brasília com eventos políticos focados nas redes sociais. Se você perdeu alguns deles, convido a ler sobre o Treinamento Facebook Políticas PúblicasSeminário Eleições 2016 e Marketing Político e Eleitoral da ESPM.

Só esta semana a capital do cerrado está agitada com o Facebook Eleições, que aconteceu hoje, juntamente com o IBM. Além do Meeting Digitalks, que acontecerá no dia 09 de junho.

Mas venho aqui para falar sobre o evento do Facebook Eleições. Segue o convite para que vocês se situem sobre tema, dia, lugar e horário! 🙂

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Sobre o evento

Quero abrir um parênteses antes de entrar no conteúdo em si, para parabenizar os organizadores, que fizeram um evento maravilhoso. Seja na recepção, coffee, estrutura, enfim, estava tudo impecavelmente disposto aos convidados que compareceram ao local. Chamo a atenção para este ponto, pois vou a inúmeros eventos anualmente e este realmente me surpreendeu.

Quanto ao conteúdo, ele ficou por conta da especialista Katie Harbath, referência global em campanhas de presidenciáveis, com a utilização do Facebook.

Ela iniciou seu discurso apresentando todas as mídias relacionadas à marca Facebook: Instagram, Whatsapp, Menssenger e a própria rede social.

Foi ressaltado o número de usuários ativos da plataforma no Brasil. Aproveitei para me atualizar dos dados: a plataforma conta hoje com 105 milhões de usuários ativos mensais, destes 96 milhões acessam a plataforma via mobile. Ou seja, #ficaadica de pensar em suas estratégias voltadas especificamente para usuários que visualizam via celular.

Durante o evento, ela abordou ferramentas como Notas, Políticas da Página. Moderação de Comentários, Notas e Instant Article. Sugiro a pesquisa sobre essas ferramentas, caso você não conheça, via Google mesmo, para que eu não me prolongue muito aqui.

O evento foi traduzido simultaneamente. Mas se você domina a língua inglesa, segue aí um trechinho:

Eleições

O Brasil é o segundo país que mais fala sobre eleições dentro da plataforma. Só perdemos para os Estados Unidos. Mas temos fortes chances de superar essa marca, nestas eleições municipais de 2016.

Aqueles algoritmos para aumentar o engajamento, que citei no meu último post, foram novamente pincelados neste evento.

Exemplos de presidenciáveis como Macri e Obama foram repetidamente citados durante a palestra. Foi ressaltado que eles utilizam a plataforma como sua maneira número 1 para se comunicar, pois já comprovaram que o retorno é maior que a audiência proporcionada por meios tradicionais, como a televisão. O Macri mesmo anunciou os ministros do seu governo via Facebook Live. Uma inovação sem tamanho para o peso desta informação.

Se em 2012 as eleições foram marcadas pelo advento do mobile, a previsão para este ano é o uso de vídeos. As pessoas estão cada vez mais adeptas a este tipo de conteúdo. Uma dica que achei interessante foi a inclusão de legenda do áudio nos vídeos que permitem edição (leia-se aqueles que não são transmitidos ao vivo). Isso facilita que, apenas com o autoplay ligado, o usuário já saiba do que se trata o seu conteúdo. Se estiver sem fone de ouvido, ou não quiser clicar, ele já sabe do que a imagem está tratando. O índice de views, para vídeos com legenda, aumenta em cerca de 11% segundo pesquisas realizado pela plataforma.

O Instagram se destaca pela possibilidade de cobertura de campanhas pelo candidato, em tempo real, nesta corrida eleitoral.. As pessoas publicam o dia a dia das visitas, relatam o cotidiano do candidato e até utilizam o dia D de personalidade com a plataforma do político. Explicando melhor este último ponto, é como se o político emprestasse o seu Instagram pessoal a um famoso durante algumas horas, ou um dia todo. O famoso publicaria conteúdos relacionados ao parlamentar.

Estratégias Master

Chamo a atenção para estes tópicos seguintes. Eles são as dicas chave, segundo Katie, para obter sucesso com o uso da plataforma:

– identifique metas (o que você quer com a postagem? Engajamento? Visualizações? Mais curtidas na página?);

– crie um cronograma de conteúdo e agende seus posts;

– combine a mídia tradicional e a comunicação  offline com a online;

– foque em produzir um bom conteúdo;

– engaje seus fãs;

– teste, mude, ajuste e repita. (Ela ressaltou que o próprio Facebook muda constantemente. Embora muitos Social Medias detestem essas mudanças, é necessário admitir que as pessoas estão em constante transformação e a plataforma tem que acompanhar esse processo. Repense isso também voltado para sua estratégia. Mude quando for preciso);

– não fique focado na quantidade de pessoas que curtem a sua página. Prefira o engajamento e alcance;

– aprenda com a performance dos seus posts;

– fique atento às tendências.

 

Enfim, este foi um resumão do que consegui captar do evento. Espero que vocês tenham gostado deste repasse de conhecimento.

Achou legal este post? Compartilhe! E se tiver alguma dúvida, fique à vontade. Digaí nos comentários.

Bjuuu e até a próxima.