Digaí, galera antenada nas novidades digitais.

 

Estou aqui hoje para trazer em primeira mão detalhes sobre o curso de Marketing Político e Eleitoral, voltado para o digital, que será ministrado pelo meu amigo e estrategista, Marcelo Vitorino.

Mas fique atento! O período de inscrições vai até o dia 28 de abril.

eleitoral_0

O cenário

Que este é um ano eleitoral, todo mundo sabe.

Falei um pouco sobre a importância do digital nas estratégias de marketing político neste artigo aqui.

E como este tipo de marketing exige conhecimentos em três áreas: política, comunicação ou de internet, a capacitação coloca o profissional a frente de outros neste período eleitoral.

As próximas eleições, realizadas em 2016, trarão componentes muito diferentes de todas as anteriores. A reforma política limitou os gastos das campanhas, liberou os candidatos para se posicionarem antes do período eleitoral e pôs fim ao financiamento empresarial.

As campanhas que pretendem usar o máximo que a internet pode oferecer terão que usar de estratégias que não se limitam apenas ao uso de redes sociais.

Participar do curso dará aos presentes o conhecimento obtido em campanhas como as de José Serra (presidente), Gilberto Kassab (prefeito), Raimundo Colombo (governador), Confúcio Moura (governador) e Camilo Santana (governador).

 

O curso

 

O curso Marketing Político e Eleitoral  está dividido em sete etapas:

  1. Marketing eleitoral – esta etapa vai desenhar o funcionamento das campanhas no período pré-internet e no período pós-internet. Aqui os profissionais conhecerão também os estereótipos aceitos pelos eleitores no momento do voto e o que eles querem de um candidato ou político na web. Serão ressaltadas as diferenças do eleitor no Executivo e no Legislativo. Além da apresentação das novas regras para a eleição de 2016.

 

  1. Imersão na comunicação digital – aqui o aluno do curso já é imerso dentro da realidade digital. Conhecerá os números da web, como o digital vem pautando as mídias tradicionais e como os canais, as técnicas e a segmentação influenciam no alcance do usuário conectado.

 

  1. Como se divide um projeto digital eleitoral: os meios para audiência são especificados nesta etapa. Um conhecimento sobre o candidato, canais, público e exposição serão essenciais para um resultado efetivo.

 

  1. Cases de campanhas políticas: conhecer estudos de caso onde essas técnicas foram aplicadas facilitará a visão sobre a aplicabilidade de cada uma delas.

 

  1. Marketing político: neste ponto, será apresentada a estruturação de uma estratégia, com planejamento de ações, conteúdo e manutenção.

 

  1. Marketing eleitoral: uma extensão do que foi apresentado no marketing político, esta etapa consiste em ver toda estrutura e planejamento aplicáveis no cenário eleitoral.

 

  1. Contrainformação, inteligência e guerrilha virtual: por fim, os problemas mais comuns de haters, comentários negativos, ataques virtuais e como criar vacinas, trabalhar com a segurança da informação e se prevenir de tudo isso, são abordados.

 

 

Metodologia

As aulas são compostas de diferentes recursos didáticos, compondo um itinerário diverso e atendendo a diferentes estilos de aprendizagem.

Todos os conteúdos apresentados e discutidos foram sistematizados com base na experiência profissional de Marcelo Vitorino, assessorando candidatos durante campanhas e políticos já eleitos.

O tempo de cada encontro é composto por 40% de apresentações conceituais e 60% de análise de cenário, construção e simulações.

O curso é destinado aos profissionais de comunicação e marketing, gestores de agências off-line e on-line, consultores de estratégias político-eleitorais, assessores políticos, estudantes de comunicação interessados na área e também aos políticos e candidatos.

 

Professor

Marcelo Vitorino atua como estrategista de comunicação digital, auxiliou empresas e instituições como SEBRAE, Instituto Ethos, Casas André Luiz, SENAR, PMDB, Governo de Mato Grosso, FACESP, Hospital São Camilo e FIFA a explorarem melhor o potencial da internet. Em campanhas políticas, contribuiu com a campanha de Gilberto Kassab para a Prefeitura de São Paulo em 2008; em 2010, coordenou a campanha digital de Orestes Quércia para o Senado, bem como a de Rodrigo Garcia para deputado federal.

 

Sócio da Presença Online, já palestrou nos principais eventos digitais do Brasil: iMasters Intercon, Campus Party, Social Media Brasil, Café com Blogueiros, Circuito 4×1, Fórum de Mídias Digitais Sociais, YouPIX. Está presente em aulas como professor convidado e/ou palestrante em faculdades como ESPM, Mackenzie, PUC, IESB e em instituições como SEBRAE, Associação Comercial de São Paulo (ACSP), SECOVI e Instituto Ethos.

 

Informações

O curso Marketing Político e Eleitoral  será presencial. As aulas serão ministradas no auditório da Aliança Francesa – Seps 708/907, Lote A – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-079, durante os dias 29 e 30/04, das 9h às 18h. O valor para pagamento à vista é de R$ 1.290,00. Mas se aprochegue, deixa eu te contar um segredo: tenho um cupom  de desconto especial para você que está lendo este post.

Clique aqui para se inscrever e digite GIHUEZ9UGJ no cupom de desconto.

Você pagará com o cupom o valor de R$ 1161.00. 😉

 

Qualquer dúvida, DIGAÍ nos comentários!

 

Até a próxima. =D