Já se passaram dois anos da proposta bilionária que o Facebook fez ao Snapchat. Foram US$ 3 bilhões ofertados por Mark Zuckerberg e que foram recusados pelos desenvolvedores do aplicativo. Agora, uma ferramenta muito parecida, o Place Tips, poderá concorrer com o app. Mas afinal, você sabe o que é o Place Tips?

 

Sobre o Place Tips

 

Por aqui, o Place Tips ainda não virou febre, mas os usuários já podem utilizar as dicas e ver em tempo real o que seus amigos estão fazendo ou a opinião deles sobre algo.  As informações poderão ser visualizadas a quilômetros de distância.

 

A ideia segue a linha do Snapchat Live, onde o usuário terá a possibilidade de postar em uma linha do tempo própria, ou seja, se estiver em um evento e quiser trazer informações para que seus amigos saibam, você pode. Se você estiver em uma loja e desejar falar do serviço ou produto, também poderá. Se você estiver em um restaurante também poderá deixar dicas de pratos, atendimento e bebidas! Use a sua criatividade para criar possibilidades!

 

Conectando pessoas a experiências

 

No início deste ano, o Facebook fez o teste experimental do Place Tips no Lollapalooza de Chicago. No evento, apenas as recomendações dos amigos dos usuários que estivessem presentes eram visualizados. Desta vez, com o lançamento oficial, o Facebook está tomando um passo adiante, expandindo o recurso.

 

Em uma entrevista ao Wall Street Journal, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou que o objetivo é conectar a percepção das pessoas com os lugares que elas visitam. “Esta experiência é apenas uma das muitas maneiras que o Facebook tenta ajudar as pessoas a obter a sensação de um evento quando eles não estão lá”, declarou.

 

 

Similaridades e diferenças com outros apps

 

O recurso parece com o Foursquare e com o Yelp, não é mesmo? E se parecem mesmo! Quando a ferramenta foi apresentada todos pensavam que iriam ser até concorrentes.  O que mudou?

 

Antes, quando foi utilizado pela primeira vez no Lollapalooza, para criar uma dica era necessário que o usuário estivesse no lugar exato que os seus amigos, a fim de saber o que eles fizeram enquanto estavam lá.

 

No lançamento oficial, o recurso, no entanto, faz o inverso. Os usuários podem agora ver o que seus amigos estão fazendo ou o que estão vendo, independente do local onde o usuário esteja. Outra diferenciação do Place Tips destas ferramentas é que o usuário irá visualizar apenas dicas de amigos, sem trazer registros de estranhos.

 

O Twitter também tem um recurso semelhante, o Project Lightning, que disponibiliza um botão na linha do tempo que leva os usuários a coberturas de acontecimentos em tempo real.

 

E aí? Qual que você acha mais interessante? O Snapchat ou o Place Tips? Digaí nos comentários!

Trarei na próxima semana um post com mais informações sobre a utilização desta ferramenta nas fanpages e as vantagens desta novidade para as empresas. Aguardem!