Não é nenhuma novidade que o Marketing Digital ganhou notoriedade nos últimos anos. Empresas de todos os portes viram a necessidade de migrar sua comunicação para o mundo online. Com o acesso à internet e a plataformas mobile, a facilidade de integrar produtos e serviços também trouxe várias mudanças para o dia a dia das pessoas. Isso sem falar nos novos negócios e e-commerce.

 

Mas uma coisa é fato: a era digital está chegando ao seu fim. Isso não quer dizer que vai acabar de modo literal, mas vai se tornar tão comum conviver com meios digitais, que nem vamos mais lembrar de como era nossa vida sem eles.

 

Você já parou para pensar como será o mundo daqui a 10 anos? Se não, faz uma reflexão comigo agora: como será seu trabalho? Os meios de comunicação? A indústria automobilística… O mundo está mudando de forma acelerada e logo teremos que nos adaptar a Era Pós Digital. Com isso, o marketing também terá que se adequar ao novo mundo. Muita coisa ainda vai acontecer, mas já podemos criar algumas projeções de mercado que serão os grandes aliados do Marketing Digital.

 

 

MARKETING DE CONTEÚDO

 

Hoje a maioria dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar o produto e a tendência disso é só aumentar. O grande trunfo do futuro Marketing Digital será o conteúdo. Conteúdo autêntico, que fale a linguagem do consumidor e o deixei inteirado sobre as novidades da marca.

 

Estamos vivendo uma era em que os empresários têm despertado para o conhecimento. Cursos online de todos os tipos vem surgindo para tornar os empreendedores mais afiados com a gestão, marketing e as ferramentas em geral para sua empresa e essa sede de conhecimento em breve atingirá os consumidores também. Quem apostar em Marketing de Conteúdo estará na frente.

 

 

VÍDEOS

 

A empresa americana Animoto, realizou uma pesquisa com 1.000 pessoas nascidas em 1980 a 2000 – os chamados Millennials – sobre seus hábitos de consumo online. Foi apontado que 80% consideram que os vídeos online são úteis para decidir se compra o produto. Ainda falando em pesquisa, a CISCO divulgou recentemente que até 2018, 87% do tráfego na internet contará com vídeos.

 

 

E qual a diferença entre vídeos online e o vídeo tradicional da televisão?

 

Não é que a TV vá morrer, mas o investimento em Marketing Digital vem tomando uma proporção maior, pois é possível direcionar a comunicação, por mais que os horários das inserções de TV sejam escolhidas conforme o público, na internet esse direcionamento pode ser feito com mais propriedade, afinal, quem não está online hoje em dia?

 

 

APLICATIVOS E PLATAFORMAS MOBILE

 

Uma das vantagens da tecnologia é a liberdade. Os sites estão ficando mais leves e os aplicativos mais bem elaborados. Não há como se desconectar do mundo se você tem um Smarphone ou tablet ou notebook ou tudo isso ao mesmo tempo. A ideia é criar aplicativos que facilitem a vida das pessoas tornando mais prática algumas tarefas.

 

E quais as tendências para os profissionais de marketing?

 

 

AS EMPRESAS DEPENDERÃO CADA VEZ MENOS DO ESPAÇO FÍSICO

 

Isso já é uma realidade para muitos profissionais freelancers e o que chamamos de Nômades Digitais. Essa é uma forte tendência para as empresas, pois economiza recursos financeiros, materiais, tempo, trânsito e ainda proporciona liberdade. Se você parar para observar, poucos profissionais hoje dependem de um espaço físico. O que é necessário é um equipamento bacana e um bom Wifi para que o trabalho seja realizado.

 

Alguns espaços como coworkings e até algumas cafeterias já despertaram para essa tendência e têm transformado o ambiente em um lugar propício para acolher profissionais que darão uma “passadinha” para terminar um job e depois vão embora. Ou seja, o trabalho dos sonhos pode estar batendo à sua porta.

 

 

A ERA DA ROBÓTICA VEM COM TUDO

 

Se você está ou já passou da casa dos 20 e tantos anos deve lembrar do desenho animado “The Jetsons”. A animação era bem futurista para a época com carros que podiam voar, empregada robô, cachorro Cyborg, esteiras e tantas coisas que já existem e as crianças estarão familiarizadas em pouco tempo.

 

O assunto robótica tem preocupado alguns profissionais, já que as máquinas são capazes de fazer o trabalho rotineiro de muitas profissões. Para os profissionais de marketing, o desafio não será muito diferente do que tem hoje. Usar e melhorar cada vez mais a criatividade. A capacidade de inovar e tornar-se empático é exclusivamente humana, logo, compreender a tecnologia e aumentar a criatividade será essencial para o profissional do futuro.

 

Essas são apenas algumas tendências para o futuro. Daqui a 10 anos haverão mais empresas, mais produtos e consequentemente mais concorrentes e a grande chance de você – empresa ou profissional – se destacar lá na frente é trabalhando o potencial hoje.

 

Invista em Marketing Digital e marketing com conteúdo, recicle suas ideias, faça cursos e esteja preparado para daqui a alguns anos receber a Era Pós Digital com todo o gás para vencer os futuros desafios.

 

Está preparado? Quais dicas você daria para quem vai enfrentar a era pós digital?