O Dia das Mães está chegando. E, embora seja uma data bem especifica para um tipo de público – as mães – é a segunda data mais representativa para o comércio de produtos e serviços no mercado brasileiro. No ano passado (2014) o Dia das Mães gerou uma receita de R$ 1,05 bilhões em vendas no e-commerce, o que representa 3,7% do valor total anual (R$ 28,5 bilhões). Este ano é esperado um aumento de 20% para o e-commerce.

 

Se você tem um negócio online ou físico precisa antecipar suas estratégias para ter um bom resultado nessa data tão especial. Por isso separei algumas dicas minhas e do Sabrae para você aproveitar ao máximo o Dia das Mães:

 

 

Perfil dos compradores

 

O dia é das mães, mas são os maridos e os filhos que têm a decisão de compra. Os homens têm perfil de compra diferente das mulheres, são mais objetivos e tomam decisão rapidamente, mas compram com menos antecedência e pesquisam menos.

 

 

Estruture o ponto de venda

 

 

  • Caso não possua loja física, o seu ponto de venda é a forma utilizada para oferecer os produtos/serviços aos clientes, tais como site, catálogo, redes sociais e até mesmo a apresentação pessoal do profissional que executará algum tipo de serviço;
  • Compare as vendas já realizadas neste período em anos anteriores. Caso não tenha esse histórico, recorra a seus vendedores, pois eles sabem o que é mais procurado e desejado pelos clientes. Com base nesses dados e depois de traçar o perfil dos clientes que pretende alcançar, planeje e estruture seu estoque;
  • Faça as compras com antecedência para ter tempo de negociar com o fornecedor a quantidade e prazo de que precisa. Esta ação diminui custos e melhora seus resultados;
  • Na hora de decorar a loja chame a atenção para o interior, fazendo com que o consumidor entre e conheça seu negócio. O ambiente deve ser favorável para que o cliente tenha uma boa experiência de compra. Lembre-se de que uma vitrine atrativa deve ter indicação de preço individualizado por produto;
  • Também é fundamental apresentar, além dos produtos tradicionais, novos produtos ou kits desenvolvidos especificamente para as mães;
  • Para ajudar seu cliente a decidir o que comprar, crie pacotes de produtos/serviços de acordo com o perfil da mãe, por exemplo: tradicional, moderna, vaidosa, companheira, intelectual, antenada etc.;
  • Como o público que efetiva a compra ou influencia em grande parte a decisão final são os filhos, use as redes sociais. Este é um meio de comunicação relativamente barato, em evidência e muito utilizado por eles;
  • Se sua empresa vende presentes, bolos ou eletromésticos pense nas formas de levar o produto até a casa do cliente o mais rápido possível.

 

 

Promova a sua empresa e gere mais vendas

 

 

  • Ofereça cartão-presente para os clientes indecisos. Por exemplo: salão de beleza que venda pacotes exclusivos para as mães. Esta é uma oportunidade de fazer com que as mães experimentem outros serviços oferecidos pela empresa;
  • Campanhas ou mensagens de parabéns pelo Dia das Mães não geram venda imediata, mas promovem e fortalecem sua marca, valorizando a imagem do empreendimento. Envie cartões de felicitação pelo Dia das Mães, uma atitude que demonstra atenção e cativa suas clientes;
  • Coloque à disposição produtos atrativos para as crianças e os pais. Assim, ao levarem um presente para a mãe, podem levar também outro para si, aumentando o volume de vendas nesta data;
  • Caso tenha intenção de lançar um produto/serviço, as datas comemorativas são uma ótima oportunidade de testar inovações da empresa, já que aumentam a circulação de clientes no estabelecimento;
  • Crie um ambiente favorável às vendas. O cliente tem que se sentir à vontade para efetuar suas compras. Por exemplo: local com temperatura agradável, oferecimento de água ou café, guardavolumes (dependendo do tipo de negócio);
  • Divulgue sua loja, produtos e serviços na internet, muita gente utiliza redes de pesquisa e redes sociais para comprar presentes eq procurar lojas próximas.

 

 

Prepare sua equipe

 

  • Analise a necessidade de reforçar a equipe, uma vez que o Dia das Mães é a segunda data que mais movimenta o comércio;
  • Forme uma boa equipe de vendas, admitindo funcionários experientes. Caso contrário, certifique-se de que terá tempo suficiente para treiná-los;
  • Realize treinamentos para estabelecer um padrão de atendimento. Reforce a importância de se conhecer o estoque e as qualidades do produto, bem como estabelecer os procedimentos de venda (formas de pagamento, trocas etc.);
  • Treine toda a equipe, garantindo a eficiência do processo de vendas. A preparação deve abranger vendedores, estoquistas, caixas e todos os envolvidos, direta ou indiretamente, na efetivação da venda;
  • Capacite a equipe para ouvir com atenção as necessidades do seu público. Estimule um atendimento sempre acompanhado de um sorriso e disposição para atender o cliente. Embora sua equipe já esteja trabalhando há um bom tempo, é a primeira vez que o cliente entra na loja. Mostre ao cliente o desejo de surpreendê-lo;
  • Envolva a equipe com ações para atingir o objetivo. Peça sugestões e compartilhe as informações;
  • É recomendável divulgar as normas para trocas e devoluções para antecipar futuros problemas em relação a esse aspecto. Esteja preparado para atender esse tipo de demanda.

 

 

Para as lojas online

 

  • Para ganhar espaço no mercado, é primordial que a loja virtual ofereça produtos de qualidade, ambiente seguro para a realização das transações e uma boa gestão de logística para evitar atrasos na entrega;
  • Como o cliente não tem a experiência de compra da mesma forma que na loja física, ele pode querer trocar o produto. Caso isto ocorra, o cliente tem o prazo de sete dias para manifestar sua vontade. É recomendável divulgar as normas para trocas e devoluções para antecipar futuros problemas em relação a esse aspecto. Esteja preparado para atender esse tipo de demanda;
  • Organize seu site de forma que os produtos relacionados ao Dia das Mães fiquem em evidência, crie um departamento especial para o Dia das Mães com os melhores produtos e ofertas, se possível constumize o layout para uma cor rosa e coraões, mas cuidado com exageros;
  • Garanta que a empresa que hospeda seu site tenha um bom servidor e suporte técnico, caso o site fique offline por congestionamento;
  • Não esqueça que muita gente hoje usa o celular para pesquisar e fazer compras, então crie uma versão mobile do seu site;
  • Contrate empresas e motoboys para garantir a entrega dos produtos no prazo determinado e deixe claro para o cliente que a entrega será garatinda até o Dia das Mães, isso pode aumentar as vendas.

 

 

Pós-venda e Fidelização

 

  • Crie mecanismos que estimulem o cliente a comentar sua experiência de consumo para resultar em captação de novos clientes para sua empresa. Grande parte dos brasileiros recomendam os produtos/serviços por meio das redes sociais;
  • Estruture um meio de gerenciar o relacionamento com seus clientes. Use o cadastro de clientes para entrar em contato com seu público oferecendo outros produtos/serviços. O e-mail marketing pode ser uma forma direta e barata de realizar essas ações;
  • Pesquisas de satisfação devem ser realizadas constantemente, visando melhorar cada vez mais a lista de produtos/serviços oferecidos.

 

Espero que tenham gostado do post e Feliz Dia das Mães!