Estamos vivendo o maior movimento de transformação digital que já aconteceu. Nos próximos tempos, milhares de negócios e prestadores de serviços farão uma transição do mundo físico para o mundo digital.

Ao entrar no mundo digital, nem sempre será fácil fazer a escolha ideal para o serviço de hospedagem que atenda melhor às necessidades do site da sua loja virtual (e-commerce), da sua empresa, do seu site de blockchain onde os clientes usarão cartão de crédito para comprar bitcoins, de internet banking etc.

Existem algumas características técnicas, que os proprietários de sites não levam em conta ao escolher uma hospedagem pela primeira vez. Motivos esses que levam à migração para outros provedores ainda no meio do projeto.

É importante saber que as hospedagem são bem diferentes entre si, e se você simplesmente comprar qualquer tipo de serviço de hospedagem, pode acabar em dar-te uma série de complicações.

hospedagem-de-sites

Principais fatos a serem considerados ao selecionar um novo provedor de hospedagem para seu site de e-commerce

Escolher a hospedagem certa para uma e-commerce é uma tarefa importante. Se isso for feito incorretamente, você encontrará indisponibilidade periódica do site, baixa velocidade e, como resultado, baixas posições nos resultados de pesquisa, perda de orçamento em publicidade contextual etc.

Antes de começar a escolher uma hospedagem, entenda exatamente o que você precisa. Para fazer isso, dê a si mesmo as respostas para as seguintes perguntas:

– Qual plataforma você escolheu para criar uma loja online?
– Preciso de uma versão especial do software, incluindo PHP?
Quanto tráfego você planeja receber?
– Você está planejando realizar transações de pagamento?

Critérios de escolha:

– Rapidez e adequação dos serviços de suporte.
– Tempo de atividade.
– Custo-benefício.
– Serviços adicionais fornecidos pelo hoster.
– Sinais indiretos da qualidade dos serviços prestados.

Para uma escolha adequada, vamos apresentar a você os principais tipos de hospedagens existentes para os sites de e-commerce, suas vantagens e desvantagens. Conhecendo cada um deles e dependendo da dimensão do seu projeto, você poderá escolher a hospedagem adequada!

Hospedagem de sites

Quando criamos um site, uma das primeiras coisas que devemos fazer é escolher uma casa para o nosso site. Esta casa será onde todos os arquivos do seu site ( imagens, vídeos, senhas dos clientes etc) serão armazenados.

Por estes e outros motivos é que devemos sempre encontrar uma casa de alta segurança e desempenho para manter seu site funcional sem qualquer interrupção. Em termos técnicos, esta casa chama-se Hospedagem. As empresas que fornecem esse serviço são chamadas de provedores de hospedagem. Mais informações sobre esses serviços, você pode encontrar neste site. Existem inúmeros serviços no mercado, alguns melhores que os outros .

A escolha de um provedor de hospedagem ruim pode afetar negativamente a sua produtividades ou causar um impacto devastador no funcionamento do seu site pessoal ou de e-commerce.

Para fazer a escolha certa você deve entender que tipos de hospedagem de sites existem e qual a sua vantagem e desvantagem

1. Hospedagem Compartilhada

Um tipo popular de hospedagem, adequado para sites pequenos e médios, é a hospedagem paga mais barata. É um servidor que hospeda um grande número de sites. Todos os usuários têm os mesmos recursos, limitados pelo software instalado. Um servidor virtual é criado para cada site, onde arquivos e pastas do site são armazenados.

• Vantagens da hospedagem compartilhada:

– Baixo custo (US $ 2-15 por mês);
– Painel de controle simplificado e conveniente, com um número mínimo de configurações para baixar arquivos, criar cópias de backup do site etc;
– Facilidade de uso, mesmo por usuários inexperientes (as configurações básicas do servidor são realizadas pelo provedor de hospedagem).

• Desvantagens da hospedagem compartilhada:

– Adequado apenas para pequenos projetos, fornecendo uma quantidade bastante limitada de espaço no disco rígido;
– Quase nenhuma garantia do funcionamento estável do seu site;
– Podem ocorrer interrupções e queda de velocidade de carregamento da página devido às sobrecargas causadas pelos “vizinhos ”;
– Devido ao grande número de “vizinhos” em um servidor, seu site se torna mais vulnerável a ataques de hackers e vírus.

2. Servidor virtual dedicado – VDS:

O VDS é um tipo de hospedagem que envolve a alocação de parte de um servidor remoto para uma máquina virtual separada para cada cliente .

Adequado para projetos de internet de médio e grande porte. O custo varia de (20 a 100 $ / mês), dependendo do plano tarifário do fornecedor.

• Vantagens de um servidor virtual dedicado:

– Cada máquina virtual possui um sistema operacional separado;
Garantias de total poder computacional, RAM e outros tipos de recursos;
– Acesso administrativo às configurações e gerenciamento de uma máquina virtual dedicada;
– A auto-instalação do software preferido é possível;
– Total independência de outros clientes de servidor.

• Desvantagens de um servidor virtual dedicado:

– A necessidade de sólidos conhecimentos na óptica de administrador de sistemas;
– Não é o tipo de hospedagem mais seguro para um site, embora seja muito mais seguro comparado à hospedagem compartilhada);
– Esse tipo de hospedagem é considerado excelente, voltado para um público mais específico, e tem um custo elevado que automaticamente soa como uma vantagem e ao mesmo tempo desvantagem em comparação aos outros.

3. Servidor Dedicado

Você terá acesso a um servidor remoto separado, que você mesmo poderá controlar totalmente. A empresa anfitriã monitorará apenas o estado do hardware (desempenho do hardware, potência constante, refrigeração e canal ininterrupto da Internet). Ele é adequado para projetos de Internet em larga escala.

• Vantagens de um servidor dedicado:

– Um servidor separado sob seu controle completo;
– Segurança de alto nível.

• Desvantagens de um servidor dedicado:

– Alto custo (US $ 100-500 por mês);
– Complexidade da configuração e gerenciamento implica a presença de um administrador de sistema experiente.

4. Colocação

Este tipo de hospedagem é semelhante ao (VDS), com a diferença de que o servidor já será seu, o provedor de hospedagem fornece apenas um canal dedicado para acesso à internet e uma sala especial para a instalação dos seus equipamentos.

• Vantagens e desvantagens

As mesmas, exceto pelo preço reduzido, devido à falta de necessidade de pagar pelo aluguel do equipamento.

5. Servidor na nuvem (Cloud-Hosting)

A hospedagem em nuvem é o uso simultâneo dos recursos de vários servidores. A hospedagem não está localizada em um servidor, mas usa os recursos de toda uma rede de servidores e essa rede pode combinar mais de 100 unidades que fica interconectada. Se, por motivos técnicos, um servidor falhar, o próximo funcionará imediatamente, e quando a carga aumentar, mais servidores conectados “descarregam” a rede, o que garante quase 100% de acessibilidade ao seu site.

• Vantagens do servidor em nuvem:

– A qualquer momento, dependendo de suas necessidades, você pode aumentar todos os parâmetros necessários (automaticamente ou mediante solicitação) utilizando capacidades adicionais de “nuvem”;
– Ao calcular o custo de um serviço de hospedagem na nuvem, as principais características (recursos) realmente usadas são o principal fator de preço;
– Seus sites estarão disponíveis 24 horas, 7 dias por semana;
– Ao usar uma rede de servidores, seus sites funcionarão de maneira mais estável;
– Um ou mais servidores fornecerão recursos de computação, mais servidores farão backup dos dados e outros restaurarão esses backups, se necessário. Esse esquema de trabalho simplesmente elimina a inibição ou inacessibilidade do site;
– É possível definir a alteração do plano de tarifas por modo manual ou automático em diferentes horários do dia e dias da semana, bem como definir tarifas de serviços por hora.

• Desvantagens da hospedagem na nuvem

– Não existem desvantagens

Atualmente, a abertura de uma loja online tornou-se mais fácil do que nunca. As melhores plataformas de comércio eletrônico permitem criar uma loja online em poucas horas. Com conhecimento sobre os tipos de hospedagem, ficará mais fácil para você escolher uma que realmente funcione.

Posts Relacionados