Olá pessoal, este é o sexto post da série Adwords Sem Complicação. No post anterior eu falei um pouco sobre conversões. Hoje vou falar sobre o que é remarketing e como fazer uma campanha de remarketing.

 

Se você ainda não viu os posts anteriores, então veja, pois essa etapa requer um conhecimento na ferramenta. Sugiro leia esse post com o Adwords aberto, para ir lendo e praticando, fica muito mais fácil na hora de aprender.  🙂

 

 

O que é Remarketing?

 

Sabe aqueles anúncios que vivem te perseguindo em toda a internet? Isso não é feitiçaria e nem espionagem do governo americano, o nome disso é Remarketing. O remarketing é uma ferramenta do Google Adowrds que marca e identifica cada usuário que acessa seu site e passa a exibir seus anúncios em sites parceiros. É uma forma de reforçar a sua marca ou o seu produto/serviço para os clientes. Essa é uma estratégia muito utilizada por e-commerce, quando o cliente não finaliza a compra de um produto ou quando ele acessa categorias de produtos.

O remarketing é uma ferramenta quase mágica e pode ser um grande impulsionador de vendas quando utilizado de forma correta.

 

 

Como criar uma campanha de remarketing?

 

Para começar a usar o remarketing, adicione a tag de remarketing (um pequeno código que você recebe do Google Adwords) em todas as páginas do seu site. Solicite ajuda da pessoa que construiu seu site, caso não saiba como fazer só.
 

  1. Acesse a sua conta do Google Adwords;
  2. Clique na aba “Biblioteca compartilhada”, fica logo abaixo de todas as campanhas online;
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  4. Vá em “Público-alvo” > Visualizar;
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  6. Clique em “Configurar remarketing”;
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  8. Clique em “Visualizar a tag do Google Adwords para websites” (se você mesmo for colocar o código no site desmarque a opção “Enviar instruções por e-mail”, essa opção só deve estar marcada se você for enviar o código ao programador do site);
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  10. Copie todo o código corretamente e cole em todas as páginas do seu site antes da tag </body>.
  11. Clicando em “continuar”, a próxima página vai mostrar a criação automática de uma lista de remarketing.
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Listas de remarketing, são listas (no sentindo literal da palavra) que você vai criar de acordo com seu objetivo. Vamos supor que seu cliente acessou a página de um produto x, mas não comprou o produto. Você pode criar uma lista para todos os clientes que acessaram o produto x, mas não compraram, e mostrar anúncios específicos para eles, como por exemplo, uma oferta imperdível. Esses anúncios vão aparecer na rede de display do Google (se não sabe o que é rede de display, tem um post aqui no blog sobre o assunto).

 

 

Criando uma lista de remarketing

 
 

  1. Vá em “+Lista de remarketing”
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  3. Selecione o nome da lista (pode ser um nome qualquer, é apenas para identificação) e se é um remarketing para sites ou aplicativos de celular (no exemplo eu vou fazer para sites);
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  5. Agora é aqui onde a mágica acontece, quando você seleciona o público que vai ser adicionado à sua lista:

 
 
3.1   Visitantes de uma página: vai adicionar todo mundo que acessa uma página ou uma seção do seu site.
 

Exemplo: se seu site inteiro tem uma tag de remarketing e você digita www.meusite.com.br, vai ser criado uma lista com todas as pessoas que acessaram seu site, independente da seção. Agora se você digita “celular”, vai ser criado uma lista com todas as pessoas que acessaram a seção celular. Basta ter a palavra “celular” na url do seu site, que o cliente vai ser adicionado à lista. (meusite.com/celular ou celular.meusite.com ou meusite.com/home?celular=blabla).

 

3.2   Visitantes de uma página que não acessaram outra página: essa opção é muito interessante. Aqui vai ser criado uma lista das pessoas que acessaram a página A, mas não foram até a página B.

 

Exemplo: cliente acessou a página de um celular (página A), mas não finalizou a compra, pois ele não foi até a página de “obrigado pela compra” (página B). Assim, o sistema identifica que se o cliente viu a página do celular, mas não viu a página de obrigado pela compra, isso significa que ele não comprou o produto e por isso está incluído na lista. E você pode fazer anúncios especiais para esse tipo de cliente mostrando que ele deve comprar o produto.

 

Visitantes de uma pagina que também acessaram outra página: o nome já é bem descritivo. Visitantes do seu site que acessaram a página A e a página B serão incluídos em uma lista.

 

Visitantes de uma página durante datas específicas: aqui você pode inserir a url da página ou seção e inserir também uma data, que pode, por exemplo, o período de alguma promoção que estava rolando no seu site.

 

Combinação Personalizada: aqui você vai poder fazer combinações de listas. Use a sua criatividade para pensar em estratégias de listas e deixar seu remarketing ainda melhor.

 

Agora você deve especificar a Duração da associação: a duração da associação é o número de dias que o cookie do usuário permanece na lista de remarketing. A duração da associação padrão é de 30 dias, mas é recomendável escolher uma duração relacionada ao tempo que você espera que o anúncio seja relevante para o usuário. Não é recomendável que deixe uma duração muito longa, o cliente pode rejeitar a marca, por sempre ficar vendo seus anúncios.
 
 

 
 
Depois é só clicar em “salvar” e a sua lista estará criada.

 
 

 
 

Agora para criar uma campanha de remarketing:
 

  1. Vá em “+Campanha”;
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  3. Apenas na rede de display;
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  5. Faça todo o processo normal para criar uma campanha da rede de display;
  6. Quando aparecer a opção “Escolha como segmentar os anúncios”, você vai selecionar a opção “Interesses e remarketing” e vai selecionar a lista que você criou.
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  8. Agora é só finalizar normalmente.

 

Espero que tenham gostado do post de hoje, dúvidas podem perguntar e até a próxima.

 
 
Dica do Dia: Neste post eu falei que o remarketing pode ser uma ótima ferramenta para aumentar as vendas do seu negócio, outra ótima (na verdade maravilhosa) ferramenta para aumentar as vendas e gerar mais relacionamento com seu cliente é o e-mail marketing. O Felipe Pereira tem um curso onde ensina como você pode atrair clientes usando o e-mail marketing, clique aqui para saber mais.